Você tem Lombalgia? Conhece alguém com essa queixa?
A famosa dor lombar ou lombalgia é queixa muito recorrente no consultório de um neurocirurgião. As causas de tal quadro são muito variadas e estão relacionadas a diversos aspectos.
A coluna vertebral pode ser dividida em cervical, torácica, lombar e sacrococcígea, sendo estas últimas mais envolvidas em quadros dolorosos. Como é formada por diversos tecidos, como ossos, músculos, ligamentos, nervos, discos vertebrais e fáscias, é muito importante que um profissional especializado investigue a origem da dor para oferecer o tratamento mais adequado.
Quando devo me preocupar com a lombalgia?
Primeiramente sentir dor não é normal, algo não está certo, porém alguns sinais e sintomas devem servir de alarme: dor na coluna com irradiação para outros locais, dor de alta intensidade que não melhora com medicamentos, perda de força em algum membro, como perna ou pé e alteração da sensibilidade em determinadas regiões.
Estes sinais mostram que os nervos da coluna estão pressionados e, na maioria das vezes, estará relacionado com quadro de Hérnia de Disco, sendo ainda necessário descartar outras causas, por meio do exame físico na consulta e exames complementares.

Porque devo procurar um especialista?
Quando falamos de coluna e nervos, sabemos que o tempo entre o início dos sintomas e o emprego de um tratamento adequado é peça fundamental para minimizar danos secundários e alcançar a qualidade de vida. Atualmente é possível realizar diversos tratamentos minimamente invasivos e completamente resolutivos, com menor tempo de hospitalização e retorno precoce ao trabalho e às atividades rotineiras.
Como é feito o tratamento da Lombalgia?
O tratamento é dividido em duas partes, a primeira se relaciona com o tratamento clínico e envolve a criação de novos hábitos, atividade física, fisioterapia, pilates e medicamentos. Caso não resolva, podemos recorrer a procedimentos como infiltração ou bloqueio na coluna. Este é realizado sem cortes, por meio de seringas e agulhas, da maneira menos invasiva possível. Pode ser realizado em toda extensão da coluna vertebral e pode tratar diversas doenças, como artrose na coluna. O procedimento é feito com sedação leve e o paciente vai para casa logo após o término.
Não conviva com a dor.
Estou à disposição para qualquer dúvida.
Dr. Rosalves da Abadia Ribeiro Neto – Neurologia
CRM: 75763 RQE: 57316
Email: rosalvesneuro@gmail.com
Consultorio:
Avenida: Avenida Champagnat 863 SL 114
Tel / whatsapp: (35) 99845 8536
CLINICA ELO: 35 99874-3548









Comentar