fbpx
Início » A visão na pandemia
Artigos Medicina

A visão na pandemia

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA CRM/MG 56606

A visão na pandemia

A exposição às telas de computador, celulares, televisão, tablets e afins aumentou exponencialmente nos últimos anos. Nunca na história da humanidade a visão para perto foi tão solicitada como nos tempos atuais.

Vídeo aulas, home office e trabalhos em frente aos aparelhos eletrônicos se tornaram frequentes desde as últimas décadas, se exacerbando na pandemia. De acordo com dados do IBOPE on-line, em meados de 2010 internautas entre 02 e 11 anos permaneceram, aproximadamente, 17 horas diárias conectados ao computador.

Porém, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar sérios danos à visão : Síndrome Visual associada ao uso do Computador. Estudo realizado pelo National Eye Institute, revelou que a incidência de miopia precoce entre crianças americanas aumentou de 25% para 42% ao longo dos últimos 30 anos.

 

 

Oftalmologistas acreditam, sustentados pela ciência, que isso se deve ao uso prolongado do computador, celulares, tablets e TV. É importante estar atento a sinais e sintomas que o uso excessivo de eletrônicos podem provocar como, por exemplo:
Olhos hiperemiados, irritados, secos ou lacrimejantes, prurido, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em focalizar, cansaço e enxaquecas.

 

Pacientes que já possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando estão em frente à TV, celular e ao computador, são afetados também, pois o uso excessivo aumenta o esforço do músculo ciliar (músculo ocular responsável por focar a imagem na retina e promover à visão) o que leva à fadiga antecipada.

A Organização Mundial da Saúde alerta que em breve metade da população estará usando óculos caso esses hábitos não sejam modificados. Medidas comportamentais podem retardar e mesmo evitar o quadro, como por exemplo: monitorar o tempo em frente ao computador, celular e televisão; a cada 20 minutos é preciso fazer uma pausa de 2 minutos olhando para o horizonte.

Verifique a iluminação do ambiente onde o computador, celular e a televisão são usados. Jamais utilize os eletrônicos citados em um ambiente completamente escuro, o contraste com a luz do monitor é extremamente prejudicial. Evite luzes diretas nos olhos, porém as indiretas são importantes.

 

 

 

Não use colirios, nem soro fisiológico, nem água boricada sem antes procurar o oftalmologista, pois podem mascarar e até mesmo agravar o quadro. Por fim, faça regularmente o exame oftalmológico. Apenas o especialista poderá identificar e tratar o caso, orientando e conduzindo da forma mais adequada, a fim de se manter a saúde ocular nos tempos modernos.

 

 

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA

CRM/MG 56606

ESPECIALISTA EM:

RETINA E VÍTREO

CATARATA

Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Residência médica: Santa Casa de São Paulo

Fellowship: Retina Cirúrgica Santa Casa de São Paulo

RUA PARAIBA N 165 – CENTRO – POÇOS DE CALDAS – MG

35 3722-2685

35 3721-9853

35 9879-8102

Instagram: clinicadeolhosguilhermegabriel

Comentar

Clique aqui para comentar