fbpx
Início » Vamos falar sobre Procrastinação?
Além da Clínica Artigos Psicologia

Vamos falar sobre Procrastinação?

Stephany Monalisa Dias Alves CRP 04/61353

Vamos falar sobre Procrastinação?

Venho aqui descomplicar sua interpretação sobre esse assunto e te trazer ferramentas para lidar com a procrastinação.

Meu nome é Stephany, sou psicóloga e tenho especialização na abordagem cognitivo comportamental. E por que é importante você saber disso? Porque é através desta abordagem que norteio todo meu conhecimento no consultório e palestras que faço, então vamos ao que interessa.

Procrastinação X Preguiça

Procrastinação geralmente é entendido como preguiça, mas ao longo desse artigo vou te mostrar que não são a mesma coisa.

A Procrastinação é o hábito de adiar ou substituir tarefas com as quais você se comprometeu.

A Preguiça é um comportamento de recusa de qualquer ação que possa dar trabalho, ou seja, nem tenta e muito menos sente vontade de executar a ação.

Então o que acontece?

Por exemplo, imagine que você tem um trabalho para entregar, se você é uma pessoa que tem o hábito de procrastinar, você pode ter dois comportamentos em relação a isso, adiando até o último instante entregando em cima do horário combinado, ou ainda pior perder o prazo e não entregar. Em ambas as situações, o adiamento ou a não entrega no prazo, pode trazer prejuízos, o primeiro pode ser visto como alguém que não cumpre metas e prazos, e o segundo pode gerar sentimentos de mal-estar e incapacidade.

A procrastinação pode ter causas psicológicas e fisiológicas, estando associada a problemas de ansiedade, problemas de autoestima, e relacionado a problemas no córtex pré-frontal (o córtex pré-frontal é responsável pelo controle dos impulsos, pela determinação e o foco).

Se você desconfia que uma situação deste tipo está ocorrendo você pode procurar um psicólogo que vai te ajudar a mudar esse hábito que te incomoda e atrapalha nos afazeres do dia a dia. Saiba que muitas pessoas passam por isso e você não precisa passar por isso sozinho (a).

 

Agora vou te ensinar alguns passos para ajudar a não procrastinar:

  1. Planeje seu dia com antecedência,
  2. Procure fazer uma coisa de cada vez,
  3. Comece por tarefas mais fáceis,
  4. Dívida uma tarefa grande em tarefas menores,
  5. Celebre a cada conclusão de tarefa.

 

Estes são pequenos passos que podem modificar seu hábito de procrastinação, planejar para traçar e se comprometer com a tarefa traz senso de responsabilidade, fazer uma coisa por vez e dividir uma tarefa grande em pequenas partes facilita o processo para não ficar se distraindo ou substituindo por outras atividades e por último e mais importante se valorize, celebre as pequenas conquistas isso te motivará para os próximos desafios.

E se precisar já sabe onde me encontrar.

 

Dra. Stephany Monalisa Dias Alves

CRP 04/61353

Rua Junqueiras, 500 – sala 18, Centro, Poços de Caldas – MG

Contatos:

Instagram: @stephanypsico

Whatsapp: (35) 3114-8875

Telefone: (35) 91001-4017

Comentar

Clique aqui para comentar