fbpx
Início » Tireoide na Infância, doenças?
Artigos Medicina

Tireoide na Infância, doenças?

Daniela Gonçalves CRM-MG 41087 / RQE 35081
Daniela Gonçalves CRM-MG 41087 / RQE 35081

Doenças da Tireoide na Infância – quando suspeitar?

Apesar de serem mais frequentes nos adultos, as doenças da Tireoide podem aparecer na infância.

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, e seus hormônios são muito importantes para o adequado funcionamento do corpo, em qualquer idade.

Nos primeiros 2 anos de vida, os hormônios da tireoide são responsáveis pela formação dos neurônios. Após esse período, são importantes para o crescimento e desenvolvimento em geral.

Alterações no funcionamento da glândula podem levar a diminuição da produção hormonal (Hipotireoidismo) ou ao aumento da produção hormonal (Hipertireoidismo).

Hipotireoidismo

O Hipotireoidismo na infância pode ser Congênito ou Adquirido.

O Hipotireoidismo Congênito já está presente ao nascimento, pode ser detectado no Teste do Pezinho, e acontece principalmente por ausência ou malformação da glândula tireoide.

Deve-se suspeitar de Hipotireoidismo Congênito em casos de icterícia prolongada (“amarelão da pele”), sucção fraca e demora na queda do coto umbilical. O tratamento precoce é muito importante pra evitar o atraso do desenvolvimento mental.

O Hipotireoidismo Adquirido ocorre principalmente em fase escolar ou adolescência, e a principal causa é a Doença de Hashimoto, uma doença autoimune no qual o sistema imunológico produz células de defesa que atacam a tireoide e diminuem a produção dos seus hormônios.

Os sintomas de Hipotireoidismo iniciam lentamente, evoluindo com cansaço, sonolência, fraqueza, ganho de peso, dificuldade de aprendizado, atraso no crescimento e na puberdade.

 

Hipertireoidismo

Apesar do hipotireoidismo ser mais comum na infância, o hipertireoidismo também pode ocorrer nessa fase.

Nesse caso, há um excesso de produção dos hormônios da tireoide, levando a uma aceleração do metabolismo.

Os sintomas são: taquicardia, palpitações, irritação, tremores, nervosismo, sudorese excessiva, baixo rendimento escolar, perda de peso e insônia. Muitas vezes os sintomas são confundidos com Hiperatividade.

A principal causa de hipertireoidismo é a Doença de Graves, doença autoimune no qual o sistema imunológico produz células de defesa que atacam a própria tireoide, aumentando a produção dos hormônios. É rara abaixo dos 5 anos, mas o risco aumenta com a puberdade, principalmente em meninas.

Dra. Daniela Gonçalves

CRM-MG 41087 / RQE 35081

Endocrinologista Pediátrica

Título de Especialista em Pediatria e de Atuação em Endocrinologia Pediátrica

Especialização em Endocrinologia Pediátrica pelo Instituto da Criança – USP-SP

Atendimentos individualizados em Poços de Caldas e atendimento On-line.

Rua Paraíba,49 sala 216 – Centro – Poços de Caldas, MG

(35)3114-6805

Whats (35) 9 9893 4875

Comentar

Clique aqui para comentar