fbpx
Início » TEMPO SECO, CALOR E QUEIMADAS
Além da Clínica Artigos Medicina

TEMPO SECO, CALOR E QUEIMADAS

 

A falta de chuva –  e a baixa umidade relativa do ar que vem castigando Poços de Caldas têm causado muitos problemas respiratórios na população.

 

Para aliviar os sintomas, algumas dicas podem ajudar a lidar melhor com o ar seco:

  • Os idosos e as crianças são os que mais sofrem com os efeitos da baixa umidade do ar: é importante incentivar a ingestão de líquidos, incluindo água (cerca de dois litros ao dia), sucos naturais e água de coco.
  • Evite praticar atividades físicas, como corrida, em locais abertos (parques e avenidas) nos horários de pico de movimento de automóveis. A alta concentração de poluentes, aliada à baixa umidade, prejudica a qualidade do ar que você respira.
  • Mantenha a higiene doméstica. Faça a limpeza com pano úmido para que a poeira fique em suspensão, evitando assim as reações alérgicas.
  • Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua as frituras por alimentos assados ou cozidos, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos.
  • Durma em local arejado. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e, se possível, com uso de umidificadores.
  • Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação respiratória e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

 

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar