SUPLEMENTOS E VITAMINAS NO TRATAMENTO DA ARTROSE
O uso de suplementos na ortopedia e nutrologia é extremamente benéfico para as articulações.
Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e até os produtos beneficamente projetados como os produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.
Os principais nutracêuticos aliados no tratamento da artrose são: silício, fósforo, zinco, magnésio, cálcio, manganês, vitamina C, colágeno tipo 2 (UC2), colágeno hidrolisado e os suplementos vitamínicos e minerais.
Zinco – diversos aspectos do metabolismo celular são dependentes do zinco. Aproximadamente 300 enzimas dependem do zinco para realizar reações químicas essenciais a nossa sobrevivência.
O mineral tem papel importante, por exemplo, no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução. É um potente antioxidante e tem um papel fundamental na reparação celular.

Além dessas funções, o zinco atua na estrutura das proteínas e membranas celulares e também está envolvido na expressão dos genes, na síntese de hormônios, principalmente o Hormônio do Crescimento – GH e na transmissão do impulso nervoso.
A carência deste mineral pode gerar uma atrofia muscular, osteoporose e problemas de cicatrização.
Manganês – é parte constituinte de diversas enzimas e atua como ativador de outras tantas. Entre outras ações, funciona como antioxidante, ativa enzimas que participam do metabolismo dos carboidratos, aminoácidos e colesterol, e colabora na formação da cartilagem e ossos.
A distribuição do manganês é grande nos tecidos e líquidos do organismo. O papel metabólico do manganês é considerável, pois ativa numerosas enzimas implicadas na síntese do tecido conjuntivo, na regulação da glicose e na proteção das células contra os radicais livres.
O manganês é reparador da cartilagem através da ativação de uma enzima vital aos condrócitos (Células que formam a cartilagem articular). O manganês melhora a viscoelasticidade do líquido sinovial e da ativação e resistência às pressões dos sinoviócitos (células do líquido sinovial).
Vitamina C – é um potente antioxidante e estimulante imune vital para a proteção das articulações. Também tem poderosos efeitos anti-inflamatórios.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Monash, na Austrália, mostrou que uma alimentação rica em frutas com vitamina C pode combater a artrose.
Os estudos foram feitos durante dez anos com 293 homens saudáveis e com idades acima de 50 anos. Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram frutas com grandes quantidades desta vitamina, apresentaram menor risco de desenvolver a artrose no joelho.
Silício – As últimas pesquisas sobre o papel do silício no organismo descobriram que este elemento se encontra em vários tecidos no organismo: na pele, nas unhas, no esmalte dos dentes, nas cartilagens, nos ligamentos e nos ossos. Estimula nestes tecidos a regeneração das fibras de colágeno e elastina, portanto ele é um elemento indispensável para a reconstrução e regeneração do tecido articular, sem silício não há síntese de fibras de colágeno ou elastina e saúde articular pode ser comprometida.
Resultados de um estudo, publicado no Journal Bone Mineral Metabolism, demonstraram que a suplementação com silício demonstrou melhorar a densidade, o conteúdo mineral e o colágeno do tecido ósseo, bem como as propriedades mecânicas desse tecido. É de fato sugerido que a remodelagem do osso subcondral tem função na progressão da artrose. Sendo assim, os produtos que agem sobre os ossos podem ser potencialmente ativos na artrose.
🧬🧲⚡️ Tecnologia e Inovação no Alívio de Dores Crônicas
Dr Franz Guthemberg F. Maier
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 61337
RQE:38385
💉Médico Intervencionista em Dor – Hospital Albert Eistein
🧬Membro da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual ( Sbret).
🎯Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor ( SBED).
Clínica LoboMayer
Rua Ceará , número 500
Centro – Poços de Caldas MG
📲 (35) 3714-2601 / 359754-2383
Comentar