fbpx
Início » Sangramento, procuro um HEMATOLOGISTA?
Artigos Medicina

Sangramento, procuro um HEMATOLOGISTA?

Dr. João Guilherme Martins Lusvarghi CRM – MG 63578 / CRM – SP 193884

 

 

A necessidade de investigação de distúrbios hemorrágicos constitui situação relativamente comum na prática clínica. O paciente que procura auxílio médico com queixas de sufusões hemorrágicas espontâneas, ou sangramento excessivo após traumas ou intervenções cirúrgicas são exemplos típicos de situações que requerem uma avaliação clínico-laboratorial sistemática. O médico hematologista é também freqüentemente acionado quando da detecção de anormalidades laboratoriais nos exames de screening da hemostasia, solicitados para indivíduos assintomáticos em avaliações pré- operatórias ou no seguimento clínico de outras doenças. Por fim, há situações em que o paciente será exposto a procedimentos que constituem grande desafio ao sistema hemostático (por exemplo, neurocirurgia, cirurgias com circulação extra-corpórea), e os hematologistas são chamados para opinar sobre a avaliação pré-operatória de indivíduos assintomáticos.

Nos diferentes contextos mencionados, a avaliação clínico-laboratorial dependerá de uma história clínica bem formulada, de exame físico dirigido para a procura de sinais indicativos de distúrbios da hemostasia e de solicitação e interpretação adequadas de exames de avaliação laboratorial do sistema hemostático.

 

História clínica e exame físico

 

A história clínica constitui a base do diagnóstico dos distúrbios hemorrágicos. Pacientes que se apresentam para avaliação de um episódio hemorrágico têm uma probabilidade pré-teste de 40% de terem alguma alteração subjacente detectada pelos exames laboratoriais. Por outro lado, é raro que seja detectada alguma alteração em exames de pacientes assintomáticos em avaliações pré-operatórias.

É de suma importância que se caracterize minuciosamente o episódio de sangramento, uma vez que muitos indivíduos com o sistema hemostático normal respondem que sangram anormalmente quando inquiridos em avaliação clínica e, ao contrário, indivíduos com distúrbios hemorrágicos que sangram excessivamente, freqüentemente não relatam essa informação caso ela não seja especificamente pesquisada.

Algumas questões que podem auxiliar na discriminação entre hemostasia normal e anormal incluem a pesquisa de história de sangramento excessivo após extração dentária ou pequenos cortes, de equimoses espontâneas ou sangramento muscular e de transfusões ou derivados de sangue.

Alguns sinais e sintomas direcionam sobremaneira o diagnóstico da manifestação hemorrágica. Eles podem ser divididos em distúrbios da hemostasia primária (vasos e plaquetas) ou secundária (cascata da coagulação). Os primeiros manifestam-se muito mais freqüentemente como hemorragias na pele e nas mucosas. Os distúrbios da hemostasia secundária manifestam-se, geralmente, como hematomas musculares ou hemorragias intra-articulares.

Dr. João Guilherme Martins Lusvarghi

CRM – MG 63578 / CRM – SP 193884

Graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba (Uniube)

Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – RQE 48623

Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (HB-Famerp) – RQE 48624

Responsável técnico das Agências Transfusionais do Hospital Santa Lúcia e do Hospital Poços de Caldas

Pertencente ao corpo clínico do setor de Hematologia do Hospital Santa Lúcia

Pertencente ao corpo clínico do setor de Oncohematologia e do setor de urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas

Pertencente ao corpo clínico do setor de Clínica Médica e Hematologia do Hospital Poços de Caldas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Hospital Santa Lúcia

Avenida Vereador Edmundo Cardillo, 3003 – POÇOS DE CALDAS –MG

TEL: 35 3697 3500

Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa – CIOP

Av. Gentil Messías-Kitate, 240- Vila Cruz, Sala 301, 2º Andar

Poços de Caldas/MG

Tel: 35 3721-4872  /// 35 3014-3571

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar