fbpx
Início » Puberdade Precoce
Artigos Medicina

Puberdade Precoce

Dra. Daniela Gonçalves CRM-MG 41087 / RQE 35081

Puberdade Precoce – entenda o que é, e quando se preocupar

 

Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta. As mudanças que ocorrem no corpo da menina ou do menino são causadas pelo aumento da produção dos hormônios sexuais pelas gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos).

As alterações não são somente físicas, mas também psicológicas, com importantes oscilações de humor e inicio do interesse sexual.

Tudo começa quando o hipotálamo, uma região do cérebro, começa a liberar um hormônio chamado GnRH, que estimula a glândula Hipófise a produzir dois tipos de hormônios: Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

 

Puberdade Precoce

Esses hormônios estimulam, na menina, a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. E no menino, levam à produção de testosterona pelos testículos. A secreção aumentada desses hormônios são responsáveis pelas mudanças ocorrida nesse período.

As principais modificações no corpo das meninas é o aparecimento dos seios, pêlos pubianos e axilares, inicio de odor axilar, aumento da oleosidade da pele, com acnes, e início do ciclo menstrual. Na menina, o aumento da velocidade de crescimento (estirão) é o primeiro sinal de início de puberdade.

Nos meninos, há aumento do volume dos testículos, aparecimento de pêlos pubianos e axilares, início de barba, aumento da oleosidade da pele, com acne, mudanças do timbre da voz. O estirão no menino é um pouco mais tardio.

A Puberdade é considerada Precoce quando acontece antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos.

 

 

 

Esse início da puberdade é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais. Desrreguladores endócrinos, como substâncias existentes em plásticos, agrotóxicos e alimentos industrializados podem agir nesse eixo endocrinológico, adiantando esse estimulo da puberdade.

As consequências de uma Puberdade Precoce são:

– Maior risco futuro de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade

– Perda de estatura final na vida adulta

– Transtornos psicológicos e comportamentais

– Maior risco de abuso sexual.

O tratamento da Puberdade Precoce depende da causa. Um dos tratamentos é a utilização de injeções que bloqueiam a ação do GnRH, impedindo a produção precoce dos hormônios sexuais.   Mas cada caso deve ser avaliado individualmente, para a adequada indicação terapêutica.

 

Dra. Daniela Gonçalves

CRM-MG 41087 / RQE 35081

Endocrinologista Pediátrica

Título de Especialista em Pediatria e de Atuação em Endocrinologia Pediátrica

Especialização em Endocrinologia Pediátrica pelo Instituto da Criança – USP-SP

Atendimentos individualizados em Poços de Caldas e atendimento On-line.

Rua Paraíba,49 sala 216 – Centro – Poços de Caldas, MG

(35)3114-6805

Whats (35) 9 9893 4875

Comentar

Clique aqui para comentar