fbpx
Início » Perda Auditiva Induzida por Ruído
Além da Clínica Artigos

Perda Auditiva Induzida por Ruído

 

Perda Auditiva Induzida por Ruído

Você já ouviu falar em perda auditiva induzida por ruído (PAIR)? Este é um tema muito importante e que tem gerado preocupação para as entidades da área da saúde, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas que sofrem de perda auditiva tem crescido a cada ano.

Em todo o planeta, 466 milhões de pessoas sofrem de perda de audição, muitas sem ao menos diagnosticar o problema, uma vez que a perda pode surgir em diversos graus e por causas diversas.

A OMS explica que volumes acima de 50 decibéis geram estragos na audição, principalmente quando levamos em consideração o tempo de exposição a esses sons. É com base nisso, que surge a perda auditiva induzida por ruído, também chamada de PAIR. A consequência de ouvir sons altos e por muito tempo, gera a perda de audição, que é ocasionada pela degeneração das células que compõem o nervo auditivo. A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho.

A perda é lenta e geralmente não leva à surdez total, mas ocorre uma redução significativa e irreversível da capacidade auditiva. As fontes mais frequentes de ruído nos ambientes de trabalho são as máquinas. As indústrias, portanto, são ambientes potencialmente perigosos, em especial a da construção, a metalomecânica e a da madeira

Outros ambientes que podem elevar o risco de perda auditiva são os aeroportos, por causa das turbinas dos aviões, e restaurantes, boates e estabelecimentos de entretenimento com música e sistemas de som em alto volume.

É importante que trabalhadores e empregadores estejam atentos também a sintomas como zumbidos, dificuldade para compreensão da fala durante conversas, dificuldade para saber a origem da fonte sonora, dificuldade de atenção e concentração na execução das tarefas, dores de cabeça frequentes, tonturas, irritação e ansiedade, entre outros.

 

 

Ocorre que a comunicação deve ser feita também nos casos suspeitos, ou seja, sempre que um trabalhador exposto a ruído apresentar a chamada perda auditiva neurossensorial.

Caso você fique exposto a volumes altos ou tenha sido surpreendido com ruídos altos, veja os principais sintomas:

– Zumbido

– Dores de cabeça constantes

– Irritabilidade

– Tontura

– Dificuldade para compreender o que as pessoas falam

– Dificuldade para escutar

– Irritabilidade com sons intensos

Ainda dentro da exposição a ruídos altos, podemos acrescentar o uso de fones de ouvido que também pode comprometer a audição até mesmo de forma irreversível, se usado de forma inadequada. O mau uso dos fones de ouvido é hoje uma das causas com mais incidência de perda auditiva em jovens.

Qualquer dispositivo que emita sons em altas intensidades, altos volumes podem levar à lesão dos ouvidos, especialmente da porção sensorioneural (células ciliadas da cóclea).

Usá-los por muito tempo e em alto volume estressa as células do ouvido e pode levar, progressivamente, a perdas auditivas que são irreversíveis.

A qualquer sinal desses sintomas, a orientação é que o indivíduo busque um médico otorrinolaringologista para que o profissional possa fazer uma avaliação auditiva e realizar os testes que forem necessários.

Somente um otorrinolaringologista pode identificar se o paciente tem PAIR ou não.

Aos sinais dos primeiros sintomas de perda de audição, é importante que o primeiro passo seja procurar um médico, para que o profissional possa identificar se o problema do paciente é de fato a perda auditiva induzida por ruído. Esse tipo de deficiência auditiva não tem cura, uma vez contraída, será permanente, porém a perda de audição pode ser tratada, através de aparelhos auditivos ou com implantes auditivos e caso a deficiência auditiva seja muito grave, pode ser feita por implante coclear.

Se você tem algum desconforto na audição, busque um especialista e faça consultas regulares, pois um otorrinolaringologista saberá indicar o melhor tratamento de acordo com cada paciente. Então, fique atento ao nível de ruído ao qual você é exposto diariamente e por quanto tempo isso ocorre. Tente manter uma boa saúde auditiva e evite a perda auditiva induzida por ruídos com exames regulares e como prevenção o correto é utilizar protetores auriculares, para que o volume do som seja bloqueado e assim, a sua audição seja protegida.

Se você desconfia que algo não está certo com o seu ouvido, por qualquer ruído ou dores fortes de cabeça, procure um profissional.

Agende sua consulta e procure ajuda. Zumbido no ouvido não tem cura, mas tem tratamento!

O tratamento adequado para cada indivíduo pode melhorar muito o cotidiano e a qualidade de vida, mesmo em casos de perda de audição.

 

Audiens Poços de Caldas

 

 

UNIDADE 1 – POÇOS DE CALDAS

RUA MATO GROSSO, 187 – CENTRO

TELEFONE: 35 3713-6795

WHATS: 35 9239-0485 OU 3713-6795

UNIDADE 2 – MOGI GUAÇU

RUA JOSÉ PEDRINI, 85 – CENTRO

TELEFONE: 19 3362-1581

WHATS 19 3362-1581

FACE: Audiens Aparelhos Auditivos

Insta: audiensaparelhosauditivos

Site: www.audiensaparelhoauditivo.com.br 

UNIDADE 3 – ITAJUBÁ – MG

RUA: MAJOR BELO LISBOA N 200

TEL : 35 3617-2200

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar