fbpx
Início » Os benefícios da criança aprender em duas línguas
Além da Clínica Artigos Psicologia

Os benefícios da criança aprender em duas línguas

 

Os benefícios da criança aprender em duas línguas

​            Nesse ano de 2024 Poços de Caldas recebeu sua primeira escola bilingue, a escola canadense Maple Bear que inicia suas atividades atendendo crianças de 2 a 5 anos de idade e já projetando para 2025 a ampliação para o primeiro ano, para alunos de 6 anos, onde já existe uma lista de reserva.

​            Na escola canadense ao passar pelo portão de entrada os alunos já começam a treinar seus ouvidinhos com o inglês. Recomendo que você programe uma visitação pois é impressionante ver como eles assimilam rápido as informações faladas em língua estrangeira. Segundo a diretora e gestora pedagógica da Maple Bear Poços, o estranhamento das crianças dura muito pouco, “Para a criança não há distinção entre línguas. Quando muito pequena, ela apenas percebe que ela ouvia de uma maneira e agora passou a escutar de outra forma. Nós temos um aparo pedagógico muito grande, pois diferente de estar em outro país, onde ninguém está preocupado com o seu entendimento, aqui, o nosso foco é o aprendizado e a adaptação da criança, então, todo o estranhamento é contornado pela habilidade dos profissionais do colégio. Um processo de aprendizado que torna tudo muito natural, bem próximo da forma que ela aprendeu o português”.

​            A rotina do colégio é diferente dos demais, utilizando recursos de imagens e sons para que o professor seja entendido e a criança consiga se comunicar. Além disso existe um cronograma de inicio e sequência, em um quadro a criança consegue visualizar os períodos do dia e passa a ter também noção de tempo e prever o que irá acontecer a seguir. “Essa linha do tempo ajuda muito na adaptação pois ela consegue ver como em um jogo de tabuleiro que horas ela vai brincar, que horas é o lanchinho e quando o papai e a mamãe vem” afirma a gestora.

 

Samanta Malta – Coordenadora e gestora pedagógica da Maple Bear.

 

​            Os professores além de ter a formação tradicional já conhecida em nosso país, a maioria deles precisam ser fluentes na língua inglesa. Além disso, eles passam por um amplo treinamento linguístico e metodológico das equipes da Maple Bear Brasil e da profissional canadense que vem exclusivamente para uma imersão mais intensa em língua inglesa. Esse treinamento se repete no transcorrer do ano letivo, ao menos 2 vezes por ano.

​            Nas turmas que abrimos nesse primeiro momento as crianças entram acessando o sistema canadense como ele deve ser, havendo apenas a adaptação natural de ser um aluno novo. Mas em termo de linguagem, aprendizado tudo segue dentro do cronograma da Maple Bear, pois são turmas que estão nas séries iniciais de aprendizado. Já os que entrarem no primeiro e segundo ano, o colégio conta com uma “unidade de reforço” que vai acompanhar esse aluno para que ele consiga aprender como os demais já veteranos do sistema canadense. Pelo que vemos em outras unidades essa adaptação costumar ser rápida e em poucos dias a criança já está independente dentro do sistema.

​            Esse “reforço” que visa nivelar alunos novos aos veteranos permite que crianças entrem no sistema canadense em qualquer momento das séries de aprendizado.

​            Mas o foco do colégio não é apenas uma língua estrangeira e sim um sistema inovador que é focado no aluno. “Nossas salas de aula têm um formato diferente, poque o nosso foco não é no professor como nas escolas tradicionais e sim no aprendizado da criança. Por isso temos mesas circulares com núcleos de aprendizado. Geralmente as aulas são iniciadas na Mini Área, onde ela inicia com contagem de história e introdução de conteúdo, após isso as crianças vão para os centros de aprendizagem com acompanhamento das professoras e auxiliares aprender de forma interligada entre as disciplinas. Contamos ainda com áreas de drama center e o espaço externo. Nosso objetivo é dar movimento para o ensino dessas crianças para que eles possam aprender e se divertir, chegando em casa realmente sem pilhas, prontos para descansar”.

​            A cozinha do colégio é comandada por uma empresa terceirizada que presta o serviço de alimentação saudável e natural, onde alimentos ultra processados, embutidos e frituras são proibidos. “Durante o intervalo eles tem 30 minutos para comer, eles recebem dois tipos de frutas, um carboidrato com proteína. Hoje por exemplo eles receberam goiaba, uva e uma pizza com massa integral com frango e milho” explica.

​            O sistema canadense oferece uma estrutura completa para facilitar a sinapse das crianças. Além do que falamos, o colégio conta com parquinho e horta. A Unidade de Poços de Caldas está situada em prédio histórico, onde era o convento das freiras, ao lado da igreja de São Domingos com muita tradição, contato com a natureza e espaço para crescer e abrir novas turmas. “O prédio e o colégio estão de portas abertas para receber quem quiser conhecer ou apenas recordar o espaço onde muitos da cidade tiveram aulas de catequese” finaliza, Samanta Malta – Coordenadora e gestora pedagógica da Maple Bear.

 

 

Padre Henry Mothon 52 – CENTRO – Poços de Caldas – MG, 37701-009

Telefone/ WHATS: (35) 98469-1075

 

Comentar

Clique aqui para comentar