O que é diverticulite?
Esta complicação gastrointestinal que atinge mais de 150 mil brasileiros anualmente .
O que é diverticulite?
Os divertículos são pequenas saliências ou bolsas que podem ocorrer em qualquer parte do trato digestivo, mais comumente entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. O surgimento destes está diretamente relacionado ao menor consumo de fibras na alimentação diária .
Desta forma, a diverticulite ocorre quando os divertículos inflamam ou infeccionam, podendo causar perfurações na parede intestinal, aumentando o risco dos resíduos “vazarem”. Esta é uma das complicações mais comuns da doença diverticular.
Quando ocorre infecção, causada pela perfuração de um divertículo, denomina-se o quadro de diverticulite aguda . Caso essa infecção esteja retida apenas na região da perfuração, chama-se de diverticulite aguda não complicada. Já em uma situação um pouco mais grave, quando há abscesso ou peritonite, o caso é classificado como diverticulite aguda complicada.
Entre os principais sintomas da diverticulite encontram-se:
Dor abdominal do lado esquerdo;
Prisão de ventre;
Diarreia;
Sangue nas fezes;
Dificuldade para urinar;
Febre;
Náuseas e vômitos;
Fístulas;
Sangramentos.
Qual a diferença entre diverticulite e diverticulose (doença diverticular)?
É preciso reforçar aqui a diferença entre a presença numerosa de divertículos no intestino grosso, que é chamada de diverticulose ou doença diverticular, e a inflamação dos divertículos, complicação que é denominada diverticulite.
Enquanto a diverticulose atinge um número de pessoas muito maior, chegando a quase 50% da população a partir de 50 anos e a 100% dela aos 80 anos , a diverticulite limita-se a uma porcentagem muito menos significativa.
A maioria dos pacientes que possuem diverticulose são assintomáticos . Uma parcela pequena deles apresenta dor abdominal e mudança no hábito intestinal, elevando o quadro para uma doença diverticular. Esses pacientes devem ser investigados e diagnosticados por um profissional da área para que seja possível fazer o tratamento adequado.
Qual a causa da diverticulite?
A causa da diverticulite é consequência do acúmulo de fezes nas bolsas e saliências , gerando a infecção e inflamação dos divertículos.
Já a presença de divertículos é causada pela falta de fibras na dieta alimentar, pelo envelhecimento e perda de elasticidade da musculatura intestinal, pela predisposição genética e aumento da pressão no interior do cólon.
Tratamento:
Se não houver sinais de gravidade, o tratamento inicial da diverticulite associa dieta leve e líquida à prescrição de analgésicos e antibióticos. Em geral, em 72 horas, 80% dos casos evoluem para cura.
Se a resposta for diferente, restam duas opções: a cirurgia para a retirada da parte do intestino comprometida pelos divertículos e a drenagem dos abscessos através de punção transcutânea, se eles forem pequenos.
Como as recidivas da diverticulite aguda costumam ser frequentes, a cirurgia pode ser programada de acordo com a conveniência e condições orgânicas dos pacientes.
Dr Natham Souza de Andrade
Crm-Mg 58032 RQE 34681
Cirurgião geral
Vídeo cirurgia
Cirurgia de vesícula por vídeo
Cirurgia de hérnia
Problemas gástricos
Procedimentos ambulatoriais
POÇOS DE CALDAS- MG
Rua Ceará, n°19, 2 Andar – sala 210 Edifício Lá Santé – Centro
CABO VERDE – MG
Avenida Oscar Ornelas, n°207, Centro
Telefone (35) 9 9811-9893
CALDAS – MG
Caldas: Rua Cônego João Aristides, n° 267, Centro
Telefone (35) 3735-1040
Comentar