fbpx
Início » O coração, centro da vida
Artigos Medicina

O coração, centro da vida

Dr. Samir Duarte Ibrahim e Dra. Sofia Batista

 

O coração, centro da vida

A palavra “coração” possui um amplo leque de significados. É um órgão vital e pode exprimir sentimentos profundos, emoções passageiras, amor verdadeiro, desejos egoístas, aspirações heróicas, paixão cega.. e, muitas vezes, vários desses sentimentos juntos. Quando falamos de coração humano aludimos a pessoa toda, que sente, que quer, que ama, que convive com os outros.

Através de todas essas relações humanas (nós conosco mesmo, com o próximo e com as coisas materiais), o coração manifesta seus sinais. Na maioria das vezes nem percebemos o seu grandioso trabalho, que nos mantém vivos! Às vezes, manifesta-se com batimentos acelerados associado a sudorese fria, aperto no peito, formigamento nos membros.

É certo que todos nós almejamos um coração saudável tanto no sentido físico, quanto no emocional. Para se alcançar isso temos que considerar o ser humano de forma integral, constituído de corpo, alma e espírito. Nós devemos cuidar de todas essas áreas para mantermos a harmonia do nosso ser.

Primeiro passo é o entendimento do fim último do homem. Por que existo? Qual o sentido da vida? Partindo desse princípio e motivados para o fim, devemos olhar para o nosso corpo (saúde) e habituá-lo para o seu melhor funcionamento. A partir disso, podemos fazer um exame de consciência e analisar se nossos hábitos estão agindo para o bem ou para o mau (vícios X virtudes) funcionamento do corpo.

Os maus hábitos de vida: alimentação ruim, sedentarismo, estresse e noites mal dormidas sempre aumentaram o risco cardiovascular e são potenciais causadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia (colesterol alto) e câncer. Algumas dessas doenças crônicas ainda podem aumentar o risco de desenvolvimento de infarto do miocárdio e derrame cerebral.

A pandemia da Covid 19 nos mostrou que um vírus também pode aproveitar dos nossos maus hábitos e do estado inflamatório do organismo, principalmente naqueles portadores de doenças crônicas, aumentando ainda mais o risco de morte.

Muitas pessoas pensam em procurar um cardiologista apenas quando tem algum problema no coração, porém não é bem assim. O cardiologista trata desde as doenças específicas do coração (arritmias, infarto, insuficiência cardíaca, doença nas válvulas), bem como os fatores de risco que causam essas doenças.

O cardiologista acompanha o paciente desde a prevenção ao tratamento dos fatores de riscos cardiovasculares como:

  • Hipertensão arterial
  • Dislipidemia
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Síndrome metabólica
  • Apnéia do Sono
  • Sedentarismo

 

Você não precisa ter doença para ir ao cardiologista, pelo contrário ele pode ser aquele médico que você procura para acompanhar sua saúde ao longo da vida.

Então, refleti e vi que não basta bater nas costas e pedir para o paciente caminhar, comer mais salada e tomar seus remédios regularmente, talvez, até fosse uma orientação bem intencionada, mas pouco eficaz!

Após 3 residências médicas em centros de excelência: clínica médica, cardiologia clínica e intervencionista, parecia meio exagerado o sacrifício de voltar a São Paulo com uma família linda aqui para cuidar, custos, tempo, desgaste… não é fácil se desdobrar, empreender num serviço médico de excelência, ser bom médico, marido, pai, filho, amigo, enfim…

Hoje estou cursando a pós-graduação de nutrologia no Hospital Albert Einstein, centro de excelência no país, aprendendo com pessoas de vários estados, numa troca de experiências e vivências médicas incríveis.

A medicina mudou, a cardiologia se revolucionou e saiu da era trombótica para a era metabólica! A inflamação e a trombose andam juntas! Não temos como separar isso!

Medicina do estilo de vida, integrativa, nutrologia e medicina do esporte agregam muito à cardiologia. Todo o corpo está interligado e isso faz diferença na saúde do coração e na qualidade de vida das pessoas!

Pois bem, gosto de me desafiar, busco aprender mais. Acredito na medicina original, mas estou aberto a ouvir o que os outros podem fazer de bom diferente de mim, tenho maturidade para isso nos meus 18 anos de formado! Podem ter certeza que cuido dos meus pacientes com o mesmo carinho que cuido dos meus familiares e honrarei a sua saúde com ética e responsabilidade.

Aos que ainda não me conhecem, muito prazer, sou o Dr. Samir!

 

Dr. Samir Duarte Ibrahim

 

CRM-MG 44.456/ RQE 37.465 e 37.466

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho de Pouso Alegre -MG

Residência médica de Clínica Médica no Hospital das Clínicas Samuel Libânio de Pouso Alegre – MG

Residência médica de Cardiologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – SP

Residência médica de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo – SP

Pós graduação de Nutrologia no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo – SP

 

Dra. Sofia Batista

 

CRM-MG 55.042/ RQE 39.083 e 39.084

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho de Pouso Alegre -MG

Residência médica de Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas Samuel Libânio de Pouso Alegre – MG

Certificação Italo Marsili

Mais Informações:

Endereço: Praça Francisco Escobar, 201 – sala 35 (Centro de Poços de Caldas – MG)

Telefone e WhatsApp: (35) 3414-8009

Instagram: @samir_cardiologista

Site: www.samircardiologista.com.br

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar