fbpx
Início » Neuralgia do trigêmeo: Dor como um “Choque no rosto”
Artigos Medicina

Neuralgia do trigêmeo: Dor como um “Choque no rosto”

Dr. Pedro Fernando Scanapieco Filho CRM-MG 41013

 

Neuralgia do trigêmeo: Dor como um “Choque no rosto”

 

Marcada pela forte dor, a neuralgia do trigêmeo é uma dor paroxística, ou seja, que vem de repente, incapacitando de realizar outras atividades durante a crise, que pode durar minutos.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença comum no Brasil quando o assunto são patologias neurológicas, entende-se que a incidência anual da doença no país é de 4,5 por 100 mil pessoas.

Por isso, se você quer entender mais sobre o que é neuralgia do trigêmeo, seus sintomas e tratamentos, é só continuar a leitura. Confira!

O que é a neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo, também chamada de nevralgia, é um quadro doloroso crônico, que afeta a região de inervação sensitiva do nervo trigêmeo, ou seja, a face. O nervo trigêmeo possui função sensitiva da cabeça e motora na mastigação.

Nos pacientes com neuralgia do trigêmeo, estímulos sensitivos mínimos, como escovar os dentes ou barbear-se, podem provocar crises intensas de dor no rosto. Essas crises são caracterizadas por fortes dores, que podem simular choques, e que quando intensa, duram até minutos.

Além disso, elas podem surgir diversas vezes no dia. Essa frequência irá depender do caso e nível da neuralgia do trigêmeo.

Como e onde dói o nervo trigêmeo inflamado?

Como mencionamos, a dor é característica de um choque no local. Essa dor é incapacitante, forçando a parada de demais atividades. Ela pode durar mais de três meses.

A dor do nervo trigêmeo é, geralmente, na região maxilar ou mandibular do rosto, correspondendo à 2ª e 3º divisão do nervo trigêmeo. Ou seja, pode ser o lado direito ou esquerdo da face, o primeiro é mais frequente.

Veja na imagem abaixo a localização do nervo trigêmeo inflamado:

 

 

Quais os sintomas da neuralgia do trigêmeo?

O principal dos sintomas da neuralgia do trigêmeo é a dor no rosto, do tipo choque, de caráter paroxístico (vem de repente, de forma súbita), que acomete a parte superior e/ou média e/ou inferior da metade do rosto.

Geralmente existem gatilhos que precipitam a dor, sendo os mais comuns:

Beber líquidos gelados ou quentes;

Receber vento no rosto;

Escovar os dentes;

Fazer a barba,

A imagem típica de um paciente com neuralgia trigeminal é aquele paciente que segura um pano no rosto e evita ao máximo o vento frio. A neuralgia do trigêmeo pode ser facilmente confundida com problemas dentários devido a similaridade dos sintomas.

Mas, como sei que é neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo, ainda que similar a dor de um canal dentário, por exemplo, possui suas especificidades. Portanto, será possível identificar que é uma neuralgia do trigêmeo quando:

É sentida a dor de choque

É uma dor forte a ponto de ser incapacitante

Acomete o território de um nervo trigêmeo, geralmente o lado direito do rosto

É uma dor que vem e passa rápido, não se perdura, ainda que tenha alta frequência durante o dia.

Para ter a total certeza do quadro, é essencial realizar uma consulta, tanto com o neurologista, como com um dentista.

Quais os tratamentos para a neuralgia do trigêmeo?

O tratamento inicial para a neuralgia do trigêmeo é o medicamentoso. Existe uma medicação, que é muito efetiva no controle da dor nos pacientes com neuralgia do trigêmeo.

Este remédio deve ser prescrito por médico habilitado e apresenta uma série de contraindicações e eventos adversos possíveis, por isto, não se automedique.

 

Dr. Pedro Fernando Scanapieco Filho

CRM-MG 41013

Neurorradiologia Intervencionista

Especialista em tratamento cirúrgico de doenças neurológicas na coluna vertebral, nervos periféricos, lesões cerebrais.

Neurocirurgia

MAIS INFORMAÇÕES:

Poços de Caldas – Rua: Paraíba n°49 Sala 208

Ed. San Domenico – Centro

Poços de Caldas – MG

Tel: (35) 3014-2449

Comentar

Clique aqui para comentar