fbpx
Início » MPOX: MIL CASOS EM NOVE MESES E SUPERA 2023
Além da Clínica Artigos Medicina

MPOX: MIL CASOS EM NOVE MESES E SUPERA 2023

MPOX

 

MPOX: MIL CASOS EM NOVE MESES E SUPERA 2023

 

O Brasil registrou mais de mil casos confirmados ou prováveis de mpox (antiga varíola dos macacos) neste ano, superando o total de casos de 2023, conforme o último boletim do Ministério da Saúde. De janeiro até a primeira semana de setembro, foram registrados 1.015 casos, enquanto no ano passado foram 853. Além disso, há 426 casos suspeitos que ainda estão sendo investigados.
A região Sudeste concentra a maioria dos casos, com 80% do total, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar do aumento no número de casos, apenas cinco pacientes precisaram de internação em UTI, e nenhum óbito foi registrado em 2024.
Devido ao aumento no número de casos confirmados entre crianças e adultos em diversos países e da disseminação de uma nova forma do vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar a mpox uma emergência de saúde global.

 

Sintomas da Mpox

Os sintomas da mpox costumam ser semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, incluindo febre, fadiga e dor de cabeça. No entanto, uma característica distintiva da Mpox é a presença de lesões na pele, que começam como manchas avermelhadas e podem evoluir para erupções mais elevadas e visíveis. Outras manifestações incluem inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares e fraqueza. Geralmente, os sintomas duram de duas a quatro semanas, sendo que o período de incubação pode variar de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias em alguns casos​.

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar