Maneiras de tratar o terçol
O Hordéolo ou terçol é uma inflamação na pálpebra que causa dor e se assemelha a uma espinha ou furúnculo, já que pode conter pus e causa uma saliência vermelha na região. Mesmo sendo um problema que pode desaparecer espontaneamente, é sempre indicado consultar um oftalmologista para averiguar. Veja a seguir três maneiras de tratar o terçol.
Tratamento caseiro do terçol
O hordéolo nada mais é do que uma obstrução de uma pequena glândula localizada nas pálpebras, geralmente infeccionada por bactérias. Essa obstrução está ligada diretamente a oleosidade da pele na região próxima aos cílios. O tratamento recomendado de início pode ser simples: basta aplicar uma compressa morna no local por 10 minutos, 10 vezes ao dia. Ou pode ser complexo, mas claro, tudo dependerá da avaliação do seu oftalmologista.
É importante lembrar que em hipótese alguma deve-se tentar espremer o terçol ou coçá-lo, pois isso pode atrasar e atrapalhar a recuperação.
Remédios para tratar o terçol
O hordéolo é uma infecção que ocorre próxima aos olhos, fazendo com que seja importante o acompanhamento de um oftalmologista. Portanto, o médico responsável pode receitar remédios e antibióticos específicos para acelerar o tratamento. Geralmente pomadas cujo conteúdo tenha corticoides e antibióticos auxiliam na desinfecção da região.
Em casos mais complexos, como em idosos por exemplo, o oftalmologista pode receitar antibióticos em comprimidos para uma recuperação mais efetiva.
Cirurgia para tratar o terçol
Em casos mais agudos do terçol, o acúmulo do pus pode exceder o limite normal, e se tornar crônico (calázio), tornando necessária uma intervenção cirúrgica no local. Essa cirurgia é feita no centro cirúrgico, porém é considerada simples.
Mais uma vez é importante lembrar, em qualquer caso de hordéolo, não deixe de consultar o seu oftalmologista.
Maneiras de prevenir o terçol
Estamos falando de um problema que pode ser corriqueiro, portanto existem maneiras de prevenir o aparecimento dessa incômoda infecção. Esse problema ocorre devido a oleosidade da pele em torno das pálpebras e cílios, então a melhor forma de prevenir essa doença é mantendo o local limpo e livre de oleosidade com shampoo neutro.
DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA
CRM/MG 56606
ESPECIALISTA EM:
RETINA E VÍTREO
CATARATA
Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Residência médica: Santa Casa de São Paulo
Fellowship: Retina Cirúrgica Santa Casa de São Paulo
RUA PARAIBA N 165 – CENTRO – POÇOS DE CALDAS – MG
35 3722-2685
35 3721-9853
Instagram: clinicadeolhosguilhermegabriel
Comentar