fbpx
Início » Doença do Refluxo Gastresofágico
Alimentação Artigos Medicina

Doença do Refluxo Gastresofágico

Dr Natham Souza de Andrade Crm-Mg 58032 RQE 34681

Doença do Refluxo Gastresofágico

 

Bastante prevalente na população em geral (21% entre os brasileiros), a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença do trato digestivo, caracterizada por um refluxo ácido crônico, que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago.

Seus sintomas mais comuns são azia, regurgitação, dor ou desconforto no peito, tosse crônica, garganta inflamada e/ou rouquidão, distúrbios do sono e sintomas noturnos, eructação e náuseas.

 

doença do refluxo gastroesofágico

 

Na rotina das atividades diárias, por algumas vezes é comum apresentar algum desses sintomas de doença do refluxo gastroesofágico, porém, persistência e intensificação destes devem ser investigadas e tratadas.

Hábitos alimentares ruins como refeições copiosas, alimentos industrializados e condimentados em excesso, grande consumo de café, última refeição do dia em horários avançados da noite, bem como diversos outros, contribuem para a manutenção e piora do quadro.

Para a devida avaliação, classificação e abordagem terapêutica é necessário procurar auxílio médico, muitas vezes especializado.

O diagnóstico se baseia no quadro clínico (sintomas apresentados pelo paciente, história de hábitos de vida, etc.) e a avaliação utilizando a endoscopia digestiva alta (na maioria das vezes).

O tratamento é baseado em medicamentos que agem reduzindo a acidez do conteúdo gástrico, auxiliando na cicatrização de lesões possivelmente presentes e também medicações que auxiliam o esvaziamento gástrico para casos com queixas de empachamento associadas.

Em alguns casos específicos, pode ser indicada cirurgia que apresenta um resultado satisfatório para os pacientes eletivos para esta modalidade. O procedimento consiste na correção de hérnia de hiato (comumente presente nestes casos) e confecção de uma “válvula” na topografia do esfíncter inferior do esôfago, auxiliando na redução da quantidade de conteúdo refluído.

Embora as modalidades terapêuticas acima sejam bem consistentes e eficazes,  a melhor abordagem é mudança de hábitos alimentares e de vida.

Alimentação saudável, com pouco condimento, restringindo industrializados e multiprocessados, perda de peso, prática de atividade física, qualidade de sono e atividades de laser sempre serão as melhores opções para um resultado pleno e duradouro.

Dr Natham Souza de Andrade

Crm-Mg 58032 RQE 34681

Cirurgião geral

Vídeo cirurgia

Cirurgia de vesícula por vídeo

Cirurgia de hérnia

Problemas gástricos

Procedimentos ambulatoriais

POÇOS DE CALDAS- MG

Rua Ceará, n°19, 2 Andar – sala 210 Edifício Lá Santé – Centro

Tel: (35) 99671-1126

CABO VERDE – MG

Avenida Oscar Ornelas, n°207,  Centro

Telefone (35) 9 9811-9893

CALDAS – MG

Caldas: Rua Cônego João Aristides, n° 267, Centro

Telefone (35) 3735-1040

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar