fbpx
Início » Diferença: Toxina Botulínica X Ácido hialurônico
Artigos Estética Medicina

Diferença: Toxina Botulínica X Ácido hialurônico

Dr. Ricardo Villela – CRM-MG 39964

Diferença: Toxina Botulínica X Ácido hialurônico

 

Por serem procedimentos injetáveis e costumeiramente associados, ainda há muitas dúvidas sobre os efeitos e diferenças entre a toxina botulínica e o preenchimento com o ácido hialurônico, muitas vezes até mesmo com erros na mídia que denominam o procedimento apenas como “Botox”, sem indicação da diferença e objetivo desses tratamentos.

De maneira geral, a toxina botulínica tem ação de paralisar temporariamente os músculos onde foi aplicada, especialmente, em regiões de  intensa  movimentação na face , que apresentam rugas dinâmicas, como na área ao redor dos olhos, vincos entre as sobrancelhas e as rugas que se formam ao franzir a testa , por exemplo. Nestas áreas a aplicação da toxina botulínica atua suavizando ou diminuindo as rugas de movimento por um período determinado, variando entre 3 a 6 meses, de acordo com paciente e com o tratamento realizado.

Assim, ao contrário do que normalmente é divulgado na mídia sobre as celebridades, o Botox não é utilizado no preenchimento de lábios ou mesmo na alteração do contorno ou na reposição de volume facial.

Já o ácido hialurônico, por sua vez, já está “presente” no organismo porém com outra denominação (são os “glicosaminanoglicanos não sulfatados”*) , porém ele vai perdendo sua concentração no decorrer dos anos, deixando a pele menos hidratada e lisa, o que culmina no aparecimento de rugas mais marcadas e seu ressecamento. Dessa maneira, a aplicação do ácido hialurônico ajuda a repor o volume perdido pela ação do tempo, com melhoras no contorno da face e redução da flacidez, sendo costumeiramente aplicado como um preenchimento em rugas estáticas (que independem do movimento), na suavização dos sulcos naturais (como o sulco nasogeniano ,apelidado pelas Revistas Leigas de “Bigode Chinês”) e na reposição do volume da face, especialmente dos lábios.

Dessa forma, os procedimentos complementares quando combinados podem resultar em uma aparência mais jovial, com o relaxamento das rugas de expressão pelo “Botox” e a melhora do volume facial através do ácido hialurônico.

Para quem esses procedimentos são indicados?

A aplicação do “Botox” e do ácido hialurônico, dessa forma, podem ser uma indicação para homens e mulheres, em geral, a partir dos 30 anos, que querem “atenuar” as marcas de expressão ou suavizar os sinais de envelhecimento logo que aparecem. São procedimentos menos invasivos, rápidos na aplicação e com efeitos cada vez mais naturais.

No entanto, para homens e mulheres com um pouco mais de  idade , a combinação destes procedimentos podem contribuir ou mesmo complementar o resultado de uma cirurgia plástica das pálpebras ou mesmo um Face Lifting completo .

Em tempo, como qualquer outro procedimento médico, existem as indicações, as contra indicações e, principalmente, as possíveis complicações, que devem ser devidamente explicadas a cada paciente, individualizando o tratamento e buscando um planejamento adequado para os melhores resultados. Felizmente, são poucas as contra-indicações e, em geral, as raras complicações são transitórias.

A aplicação da toxina botulínica e do ácido hialurônico dispensam a necessidade de internação, geralmente causam pouco desconforto e são realizados sob anestesia tópica. Normalmente os procedimentos levam de uma a duas horas, dependendo de cada caso. É comum que as áreas aplicadas apresentem um inchaço e, algumas vezes, pequenos hematomas nos primeiros dias, com a indicação de evitar a exposição solar direta e proteger a região afetada durante esse período. Entre uma a duas semanas a aparência já estará mais natural e próxima do resultado final.

Assim como o “Botox”, a aplicação do ácido hialurônico não é um procedimento definitivo, com duração entre seis meses a um ano, dependendo da região tratada, do produto usado, do organismo de cada paciente e ,naturalmente , da profundidade das rugas.

Um receio comum entre os pacientes, os efeitos combinados da toxina botulínica e do ácido hialurônico não devem, necessariamente, resultar em uma aparência radicalmente modificada, já que atualmente, a utilização criteriosa destes tratamentos favorecem um resultado cada vez mais natural. Felizmente, aquela ideia caricata de um rosto sem expressão e com contornos exagerados é cada vez menos realidade. Por isso, é indispensável conversar com seu médico para alinhar os objetivos e possibilidades do tratamento para cada paciente .

Outras vezes, a paciente vem em busca de um tratamento específico, como por exemplo, a aplicação da toxina botulínica, porém a sua necessidade real é de um procedimento mais invasivo como um Face Lifting. Desta forma, a consulta médica com um especialista é o ponto de partida para um diagnóstico preciso e posteriormente a proposição do tratamento adequado.

Para buscar os resultados desejados, é indispensável contar com a orientação de um especialista, que possa prover tanto o tratamento cirúrgico, como o não cirúrgico ,de acordo com cada necessidade. Por ser um procedimento cada vez mais popular e conhecido, desconfie de preços abaixo do mercado, promessas de resultados milagrosos e busque as referências e indicações prévias. Como em todo procedimento estético, o bom senso e alinhamento das expectativas do paciente serão indispensáveis para um resultado mais satisfatório.

 

Dra. Ana Carolina Villela CRO-MG 27.798

Especialista em ortodontia (UNIFAL)

Especialista em Dentística Estética

Dr. Ricardo Villela  – CRM-MG 39964

GRADUADO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO- UNIFENAS .

PÓS-GRADUAÇÕES:

LATU SENSU EM DERMATOLOGIA GERAL : CEMEPE -BELO HORIZONTE /MG.

LATU SENSU EM MEDICINA ESTÉTICA: SBME– SÃO PAULO-SP

MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA-ACADERM

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA ESTÉTICA-SBME

Rio Grande do Sul, 1402 – Centro, Poços de Caldas – MG

Telefone: (35) 3712-8567

WHATS APP: 35 98409-9843

INSTAGRAM: @villevisage

Comentar

Clique aqui para comentar