fbpx
Início » DIABETES MELLITUS
Alimentação Artigos Medicina

DIABETES MELLITUS

DIABETES MELLITUS
Dr Luiz Gustavo Vimieiro - CRM/MG 46358

O QUE É DIABETES MELLITUS?

 

DIABETES MELLITUS: É uma doença na qual ocorre elevação da glicose no sangue.  Pode ocorrer por defeitos na produção ou na ação da insulina. A insulina tem o papel de permitir a entrada da glicose dentro de nossas células para poder ser utilizada como fonte de energia.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE DIABETES?

 

Diabetes Tipo 1 – Resulta da destruição das células beta pancreáticas que produzem insulina por um processo auto-imune.  Costuma acometer crianças e adultos jovens mas pode ocorrer em qualquer faixa etária.  A instalação é rápida (poucos meses) e concentra 5 a 10% do total de pessoas com a doença.

 

Diabetes Tipo 2 – Resulta do aumento da resistência à insulina, ela é produzida porém a sua atividade está dificultada.  A instalação é lenta e os sintomas podem demorar vários anos para se manifestar.  Há uma associação com obesidade e sedentarismo acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos.  Concentra cerca de 90% dos casos.

 

 

 

Diabetes Gestacional – Pode ser transitório ou não e geralmente surge no terceiro trimestre de gravidez.  Ocorre pela produção de hormônios placentários que aumentam a resistência à insulina e fatores de risco individuais da gestante.

 

Outros tipos de Diabetes – Doenças do Pâncreas, Defeitos Genéticos, outras doenças endócrinas e uso de certos medicamentos.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO DIABETES?

 

– Aumento excessivo da sede;

– Vontade de urinar toda hora;

– Fome frequente;

– Perda de peso, visão embaçada, cansaço e falta de energia

 

COMO SABER SE ESTOU DIABÉTICO?

 

1 ) Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl ou Hemoglobina Glicada ≥ 6,5%.

2 ) Glicemia colhida em qualquer horário > 200 mg/dl em pacientes com sintomas característicos.

3) Glicemia > 200 mg/dl duas  horas após sobrecarga oral de 75 gramas de dextrosol.

 

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO

 

É importante comparecer às consultas regularmente para receber orientações sobre a doença e o tratamento.

Com a ajuda de um especialista o paciente poderá receber a orientação nutricional adequada, como evitar complicações, como usar os medicamentos e a insulina, como utilizar os aparelhos que medem a glicose e as canetas de insulina e como proceder em situações de hipo ou hiperglicemia.

 

 

Dr Luiz Gustavo Vimieiro – CRM/MG 46358

(35) 3722-2285
R. Ceará, 19 – Sala 207 – Centro,
Poços de Caldas – MG

 

Comentar

Clique aqui para comentar