fbpx
Início » 3 tipos de Descolamento de Retina
Artigos Medicina

3 tipos de Descolamento de Retina

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA CRM/MG 56606

Conheça os 3 tipos de Descolamento de Retina e seus sintomas

 

Descolamento de retina é um problema ocular caracterizado pela separação da retina da parede posterior do olho, o que inicia um processo de degeneração celular devido a falta de nutrientes.

A retina é a parte do olho responsável por captar os estímulos externos e enviá-los, via nervo óptico, para o cérebro formar as imagens, por isso dizemos que ela é a principal responsável pelo sentido da visão. A retina tem uma conexão direta com o nervo óptico e recobre todo o fundo do olho, sendo prendida a parede coroide posterior, que fornece os nutrientes, oxigênio e irrigação sanguínea essenciais para a retina.

Pessoas com diabetes, alto míopes e idosos estão na parcela da população mais propensa a um descolamento de retina, mas o descolamento de retina pode acontecer com qualquer pessoa devido a um trauma no olho ou até por predisposição genética.

Os três tipos de descolamento de retina variam de acordo com seu evento causador e a área afetada pelo descolamento, são eles:

 

DESCOLAMENTO DE RETINA REGMATOGÊNICO

A retina está intimamente em contato vítreo, uma substância gelatinosa que preenche a cavidade posterior do olho. Na maioria das vezes, o descolamento de retina acontece porque o vítreo se infiltra entre a parede posterior do olho e a retina, forçando o desprendimento da retina da sua fonte de nutrientes, chamamos este tipo de problema ocular de “Descolamento de Retina Regmatogênico”, sendo o tipo mais comum de descolamento de retina.

A principal causa do descolamento de retina regmatogênico é o descolamento de vítreo posterior, que pode acontecer a qualquer idade, mas é mais frequente em idosos, a partir dos 50 anos. O processo de descolamento do vítreo exerce uma força de tração que, dependendo da intensidade, pode causar um rasgo na retina, fazendo com que o paciente observe flashes de luz, como se fossem relâmpagos. Uma rotura na retina não tratada rapidamente, permite que o vítreo se infiltre, forçando o descolamento da retina.

 

DESCOLAMENTO DE RETINA TRACIONAL

A causa mais comum do Descolamento de Retina Tracional é a retinopatia diabética, sendo este problema ocular considerado uma complicação grave do diabetes, que é ocasionado pela formação de vasos sanguíneos anormais na retina (neovascularização). Além da retinopatia diabética, o Descolamento de Retina Tracional também pode ser causada por traumatismos perfurantes, processos inflamatórios, retinopatia da prematuridade, retinopatia proliferativa, oclusão da veia central da retina, toxocaríase, e qualquer outro problema ocular que possa formar sobre a retina um tecido fibroso cicatricial ou fibrovascular.

 

DESCOLAMENTO SEROSO DA RETINA

Inflamações, lesões, anormalidades vasculares ou tumores sub-retinianos podem resultar na acumulação de flúido sob a retina, causando o descolamento seroso da retina. Este tipo de descolamento não apresenta buraco ou rasgo na retina.

Diferente dos outros tipos de descolamento de retina, o tratamento deste normalmente não é cirúrgico, sendo realizado através de medicação oral para tratar o fenômeno exsudativo.

 

 

MANCHINHAS ESCURAS NA VISÃO

 

Um alerta de que algo pode estar acontecendo na parte posterior do olho é o aparecimento de “moscas volantes”. O sintoma ocorre porque minúsculas partículas estão flutuando no vítreo, que é o líquido que fica na parte interna do olho por onde a luz precisa passar antes de alcançar a retina.

O termo foi cunhado por ser comum pacientes relatarem estar vendo insetos ou mosquinhas diante dos olhos, a sensação visual acontece por que as partículas bloqueiam a luz, projetando uma sombra que nem sempre atrapalha a visão.

Ao perceber fios, pequenos pontos escuros ou nuvens no campo de visão, principalmente quando olhando para uma superfície branca ou um ambiente bem iluminado, deve-se procurar um oftalmologista para avaliar a retina.

 

FLASHES LUMINOSOS NO CAMPO VISUAL

Relâmpagos, raios ou um flashes de luz na visão podem ser um sinal da presença de uma rotura na retina, principalmente se associados com o aparecimento súbito de moscas volantes.

Assim como no caso de moscas volantes, na presença de flashes de luz recomenda-se a avaliação de um oftalmologista.

 

VISÃO TURVA OU EMBAÇADA

 

A visão embaçada pode ser sinal da presença de um descolamento de retina. Isso acontece porque o descolamento pode ocorrer em regiões periféricas, projetando uma sombra no campo de visão, ou em uma região central, causando a percepção de uma sombra central.

Os olhos embaçados ou visão turva também são sintomas de outras doenças oculares, como catarata, ceratite ou problemas de refração (grau), de qualquer maneira, é sempre recomendável consultar um oftalmologista em caso de anomalidades na visão.

 

 

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA

CRM/MG 56606

ESPECIALISTA EM:

RETINA E VÍTREO

CATARATA

Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Residência médica: Santa Casa de São Paulo

Fellowship: Retina Cirúrgica Santa Casa de São Paulo

RUA PARAIBA N 165 – CENTRO – POÇOS DE CALDAS – MG

35 3722-2685

35 3721-9853

35 9879-8102

Instagram: clinicadeolhosguilhermegabriel

Comentar

Clique aqui para comentar