CONJUNTIVITE
Não utilize colírios indiscriminadamente para tratar conjuntivite. Qualquer medicamento precisa ser prescrito por um médico.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.
Causas de conjuntivite
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.
Sintomas de conjuntivite
Olhos vermelhos e lacrimejantes;
Pálpebras inchadas;
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
Secreção;
Coceira.
Recomendações para prevenir conjuntivite
Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
Não coce os olhos;
Aumente a frequência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
Não compartilhe esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza.
Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.
A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar complicações graves e agravar o quadro.
Quanto tempo demora para a conjuntivite sumir?
Normalmente, o quadro dura entre 7 e 15 dias.
Quais são os tipos de conjuntivite?
Ela pode ser alérgica, quando é provocada por agentes irritantes como fumaça, poluição ou cloro de piscina, ou infecciosa (viral e bacteriana). Nesse caso, é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com a secreção ou objetos contaminados.
Existem medicamentos para tratar?
Na conjuntivite bacteriana, normalmente são receitados colírios com antibióticos. Já para a viral não existem medicamentos específicos, portanto, a recomendação é reforçar os cuidados com a higiene. Nos casos do tipo alérgico, é necessário evitar os agentes alérgenos e usar medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes oculares.
O que fazer para evitar o contágio quando uma pessoa próxima está com conjuntivite infecciosa?
É necessário evitar ao máximo ter contato pessoal com a pessoa infectada e com seus objetos. Toalhas, lenços e maquiagem, por exemplo, não devem ser compartilhados. Lave as mãos com frequência e evite coçar os olhos, pois o vírus pode ser facilmente transmitido pelas mãos.
DR. Marcos Guilherme Silva
CRM –MG 42.131 – RQE 12783
Formado em medicina e especializado na USP de Ribeirão Preto
Especialista em oftalmologia, em residência médica reconhecida e credenciado pelo MEC, com sub-especialização em segmento anterior do olho (catarata, glaucoma, e doenças da córnea)
Especialista em oftalmologia pelo CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa
ENDEREÇO : Rua: Correia Neto nº 421 – Centro – Poços de Caldas –MG
Tel: (35) 3721-4693 – Whats 35 9221-9134
SIGA NO INSTAGRAM PARA MAIS INFORMAÇÕES: @OFTALMOPOCOS
Comentar