EXISTE CIRURGIA PARA REFLUXO?
Na maioria das vezes, a recomendação de cirurgia de refluxo obedece 4 principais critérios:
- Ausência de respostas ao tratamento com medicamentos e ajustes na alimentação, ou quando o resultado foi insuficiente para resolver o problema;
- Dependência de medicamentos de uso contínuo, principalmente, os inibidores da bomba de prótons, como por exemplo: omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansprazol e dexlansoprazol;
- Complicações relacionadas ao refluxo: úlceras pépticas esofágicas, estenose péptica de esôfago, esofagite grave persistente, Esôfago de Barrett, pneumonias aspirativas causas pelo refluxo;
- Grandes hérnias de hiato (migração do abdome para o tórax de parte do estômago e do esfíncter esofagiano inferior).
Em primeiro lugar, entenda que os remédios ajudam a controlar a produção do suco gástrico e melhoram a capacidade de atividade saudável do estômago.
Quanto à alimentação, a indicação inicial geral é fazer refeições menores mais vezes ao dia, além disso, não é bom se deitar imediatamente depois de comer.
Observação: durante a consulta, vou considerar o tempo que você sofre com refluxo, sua disponibilidade em resolver a questão e também a frequência e a intensidade dos sintomas.
A cirurgia de refluxo
Quando indicada, a cirurgia de refluxo é realizada por laparoscopia ou robótica, de forma menos invasiva possível, a anestesia utilizada é a geral, assim como em todas as cirurgias nas quais é necessário insuflar o abdome com gás (carbônico).
Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, torna o tempo de recuperação e o pós-operatório mais tranquilo e confortável para o paciente, que apresenta retorno para suas atividades de forma precoce.
Basicamente, são feitos pequenos cortes na região mais alta do abdômen, por onde passam uma câmera e os instrumentos cirúrgicos.
O princípio da cirurgia de refluxo é a criação de válvula anti-refluxo ao redor do esôfago, utilizando o a parede do estômago. É importante salientar que não é “cortado” o esôfago ou estômago, podemos dizer que a confecção da válvula anti-refluxo é como se fosse uma “plástica” na região do esfíncter esofagiano inferior para aumentar a pressão no local e controlar melhor o refluxo gastroesofágico. Além disso, é realizada a reconstituição da anatomia que apresenta distorção pela hérnia de hiato, quando presente.
Existem várias técnicas descritas na literatura e realizadas, no entanto, a que mais realizo é a fundoplicatura a Nissen com hiatoplastia minimamente invasiva.
Pós-operatório e cuidados para a cirurgia de refluxo
A recuperação da cirurgia de refluxo é rápida e o risco de infecção ou outras complicações é baixo.
Mesmo que a alta hospitalar ocorra em até um dia, é importante manter o repouso por até duas semanas. Esse tempo de descanso e as recomendações alimentares ajudam o corpo a se recuperar completamente.
É ideal que você não dirija e nem tenha contato íntimo por pelo menos uma a duas semanas. Além disso, é bom que não faça atividade física ou levante pesos por pelo menos um mês.
Nesse tempo, faça pequenas caminhadas ao longo do dia e evite ficar muito tempo na mesma posição.
Anti-inflamatórios ou analgésicos podem ser receitados para ajudar a reduzir os incômodos nos furinhos da cirurgia de refluxo.
Por 3 semanas, você deverá seguir com o retorno gradual até a alimentação normal da seguinte forma:
-Primeira semana dieta líquida.
-Segunda semana dieta pastosa.
-Terceira semana dieta semi-sólida.
-Quarta semana introdução aos poucos de alimentação habitual.
E lembre sempre: evite bebidas com gás porque podem aumentar o desconforto abdominal.
Soluço e gases são normais nessa fase, mas, ao sentir febre, dor abdominal, vômitos, náuseas, sangue ou pus nas feridas, inchaço e/ou falta de ar frequente depois da cirurgia, procure seu médico com brevidade, porque podem representar sintomas de alarme.
Vale lembrar, contudo, que o que você lê aqui são indicações gerais e não dispensam a consulta médica.
Dr Natham Souza de Andrade
Crm-Mg 58032 RQE 34681
Cirurgião geral
Vídeo cirurgia
Cirurgia de vesícula por vídeo
Cirurgia de hérnia
Problemas gástricos
Procedimentos ambulatoriais
POÇOS DE CALDAS- MG
Rua Ceará, n°19, 2 Andar – sala 210 Edifício Lá Santé – Centro
CABO VERDE – MG
Avenida Oscar Ornelas, n°207, Centro
Telefone (35) 9 9811-9893
CALDAS – MG
Caldas: Rua Cônego João Aristides, n° 267, Centro
Telefone (35) 3735-1040
Comentar