Catarata? Entenda os riscos da doença
Você sabia que, quando não tratada, a catarata pode levar a perda da visão? Para evitar essa complicação, leia o artigo e descubra quando operar catarata é indicado.
Quando operar catarata?
Você sabia que 14 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais têm catarata? Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento mostrou, ainda, que a doença é a quarta mais recorrente nessa faixa etária, só atrás de hipertensão, problemas na coluna e colesterol alto.
A doença é muito séria e, para se curar, a única opção é fazer uma cirurgia. Então, quando operar catarata?
Depois de ser diagnosticado em uma consulta oftalmológica, é comum que a intervenção médica demore um tempo para acontecer. Isso porque, normalmente, a condição ainda está nas fases iniciais.
O especialista é quem irá dizer quando operar catarata, o que normalmente pode demorar meses ou mais de um ano. No entanto, quanto maior a demora, mais densa fica a catarata, aumentando o risco de complicações.
O bacana é que, depois de feita a cirurgia, você volta a enxergar de forma nítida e clara, caso não tenha outros problemas como miopia (dificuldade de ver de longe) ou hipermetropia (dificuldade de ver de perto).
Para fazer essa operação é preciso ir até uma clínica ou hospital especializado.
Qual a melhor idade para fazer cirurgia de catarata?
Agora que você já sabe quando operar catarata é necessário, deve estar se perguntando se existe uma idade ideal para investir nesse procedimento. A resposta para isso é não.
Ela costuma ser uma intervenção médica que não é urgente e, normalmente, só é indicada caso a doença já exista. É mais comum que a cirurgia aconteça quando a pessoa já tem mais idade, especialmente a partir dos 60 anos.
Isso porque ela está ligada ao envelhecimento e acúmulo de proteínas no cristalino do olho. Por isso, é fundamental estar sempre em dia com os exames de rotina e realizar consultas regulares com o oftalmologista. Assim você garante mais saúde e qualidade de vida.
O que pode causar catarata?
Essa é uma doença que pode aparecer nas suas vistas conforme você envelhece. Ela prejudica a lente natural do olho, o cristalino, uma estrutura que ajuda a formar as imagens e a focar a luz.
Essa condição pode surgir de outras condições, além da velhice, como:
pancadas no olho;
diabetes;
uso excessivo de corticóide e outros remédios;
lentes de óculos sem proteção à radiação do sol;
consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
histórico da doença na família;
DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA
CRM/MG 56606
ESPECIALISTA EM:
RETINA E VÍTREO
CATARATA
Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Residência médica: Santa Casa de São Paulo
Fellowship: Retina Cirúrgica Santa Casa de São Paulo
RUA PARAIBA N 165 – CENTRO – POÇOS DE CALDAS – MG
35 3722-2685
35 3721-9853
Instagram: clinicadeolhosguilhermegabriel
Comentar