fbpx
Início » Cálculo Renal – Como Prevenir?
Artigos Medicina

Cálculo Renal – Como Prevenir?

DR. Fabrício Pereira Gusmão Nefrologista CRM: 48470 RQE: 34800

 

Cálculo Renal – Como Prevenir?

O que é o cálculo renal?

A nefrolitíase, mais conhecida como cálculo renal ou pedra nos rins, acomete de 10 a 15% da população, com frequência maior em homens, e seu aumento contínuo está relacionado a mudança dos hábitos alimentares atuais, estilo de vida e sedentarismo.  Os rins tem como função conservar água e excretar elementos de baixa solubilidade, principalmente sais de cálcio durante condições variáveis de clima e dieta. A formação de cálculos ocorre quando o material normalmente solúvel (por exemplo, oxalato, cálcio, acido úrico) supersatura a urina e inicia o processo de formação de cristais.

Quais os fatores de risco para sua formação?

Pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade, história familiar ou pessoal de cálculo renal, uso de alguns medicamentos, alterações anatômicas, dieta rica em cálcio, sódio e proteína animal, baixa ingestão de água, frutas e legumes dentre outros fatores.

Quais os sintomas?

O principal sintoma é uma dor tipo cólica que varia de uma leve intensidade a um desconforto tão intenso que requer medicações intravenosas. Outro sintoma importante é a  hematúria, que é a eliminação de sangue na urina. Alguns casos podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas atípicos, como náuseas, urgência urinária ou dificuldade para urinar.

Como é feito o diagnóstico?

Através da história clínica, exames laboratoriais, exame de urina, além de exames de imagens, como Raio X, Ultrassom e Tomografia Computadorizada.

Qual o tratamento?

Os cálculos podem ser pequenos ou grandes ter diferentes formatos, podem se localizar em diversas partes do rim e podem variar em sua composição. Após a identificação de possíveis distúrbios do metabolismo urinário e dos componentes do cálculo renal, é possível iniciar tratamento medicamentoso e dietético para reduzir a formação de novos cálculos. Dependendo do seu tamanho e localização pode ser eliminado espontaneamente pela urina, mas cálculos maiores podem necessitar de procedimento cirúrgico para retirá-los.

O que fazer para prevenir um novo episódio?

– Aumentar o consumo de água;

– Reduzir o consumo de sódio (presente no sal de cozinha e alimentos processados como molhos e temperos);

– Aumentar o consumo de frutas (principalmente frutas cítricas), legumes e verduras;

– Controlar o peso corporal;

– Realizar atividades físicas;

– Evitar o consumo excessivo de álcool;

– Incluir alimentos antioxidantes na sua rotina como azeite de oliva, oleaginosas, cúrcuma, gengibre, linhaça, chia, canela, chá verde e aveia;

A consulta de rotina com o médico Nefrologista é muito importante já que os cálculos podem levar a danos renais permanentes se não tratados, podendo o paciente desenvolver Doença Renal Crônica. Por ser multifatorial, a correta investigação diagnóstica é fundamental para um tratamento assertivo. Investigar as causas da formação de cálculos renais e tratá-las, visando a redução de novas formações e evitar o crescimento dos que já existem.

DR. Fabrício Pereira Gusmão

Nefrologista

CRM: 48470 RQE: 34800

NEFRODERMA

END: Avenida Gentil Messias – Kitate, 240 – Sala 123 – Vila Cruz

Poços de Caldas/MG – 37.701-528

Tel: 35-984778047

Intagram: @nefropediatria_dialise

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar