Autismo e seletividade alimentar
É comum que crianças com o transtorno do espectro autista apresentem certa seletividade alimentar devido ao comportamento repetitivo e ao interesse restrito, barreira essa que cria resistência às novidades. É também frequente não aceitarem alguns alimentos pela associação à distúrbios sensoriais conhecidos como: Transtorno de Processamento Sensorial (resposta desproporcional a um estímulo sensorial) levando a um aumento ou à diminuição do nível de excitabilidade ou até mesmo flutuações nesses dois extremos.

Crianças com transtorno de processamento sensorial podem ser hiper-responsivas, reagem de maneira exacerbada e manifestam por meio de ansiedade, medo ou comportamento de oposição; ou hipo-responsivas, com reações como apatia e desinteresse. Esses dois aspectos aliados à experiência de odores, texturas, sabores e cores, podem ocasionar a recusa da criança ao alimento.
Os distúrbios comportamentais relacionados aos fatores alimentares podem acarretar danos para a saúde da criança. São características dos distúrbios de comportamento: a baixa ingestão de nutrientes e sua má absorção, alteração da permeabilidade intestinal, alergias alimentares, proliferação fúngica, entre outros.
Os transtornos comportamentais alimentares advindos da seletividade alimentar podem ocasionar ainda, prejuízos emocionais, uma vez que a rigidez alimentar característica desse comportamento, limita a criança a poucos alimentos, a falta de apetite e ao desinteresse alimentar, tais circunstâncias podem potencializar as dificuldades de interação social, comunicação e desenvolvimento imaginativo.
Desse modo, destaca-se a importância prévia de trabalhar seletividade alimentar, que é complexa e multifatorial. Com o apoio do nutricionista, ações educativas são trabalhadas para a aceitação de novos alimentos, possibilitando uma alimentação com menos restrições, sendo diversificada e nutritiva, evitando assim, comprometer o estado da saúde da criança, além de auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado para realização de atividades cotidianas.
DADOS DE CONTATO
Nutrição: Fernanda Damiani
Avenida Gentil Messías-Kitate, n° 240, 2° andar/Sala 319 – Vila Cruz.
Poços de Caldas-MG
Fone/Whats-app: (35) 3114-6867
- Whats-app: (34) 9 9953-3532
- Instagram: @nandadami.nutri
- E-mail: fernandadamiani.nutri@hotmail.com
Comentar