As emoções e o stress na família
Paula Neri Silva da Costa
A chegada de um filho, traz consigo necessidades de adaptação dos pais ao novo contexto e nova dinâmica familiar. Essa necessidade de adaptação exige do nosso organismo a capacidade de lidar com emoções como o medo, a ansiedade e insegurança. Conforme a criança vai crescendo, novos desafios também surgem, o que coloca os pais constantemente diante da necessidade de se adaptar à uma nova fase, aos novos comportamentos e lidar com as suas próprias emoções. Muitas vezes não sentem-se preparados para lidar com os comportamentos desafiadores que os filhos apresentam e a falta de habilidade em conseguir praticar uma educação consistente e efetiva em longo prazo, pode levar ao pensamento de incapacidade ou incompetência, além de trazer resultados ainda mais desafiadores, que contribuem cada vez mais para o aumento do nível de stress na família.
Uma das formas mais eficazes de se reduzir o nível de stress está relacionada a capacidade de gerir as emoções. Sem autocontrole emocional, vivemos em uma montanha russa onde nossos comportamentos não passam pelo filtro da razão, do pensamento e isso acontece tanto com os adultos, como com as crianças, gerando stress e desgaste nas relações. Para ter inteligência emocional é preciso reconhecer, entender e gerenciar as emoções, o que possibilita autocontrole suficiente para tomar decisões e se comportar de forma que os envolvidos na relação sejam respeitados. E esse aprendizado sobre como lidar com as emoções deve começar pelos pais, para que sejam capazes de demonstrar e ensinar aos filhos a importância de compreender o que estão sentindo e como podem lidar melhor com as emoções, mesmo que estas tragam reações desagradáveis, como por exemplo a raiva e a tristeza.
As crianças aprendem muito mais pela observação, portanto, estão aprendendo com os adultos como podem reagir diante de situações que também causam nelas, as mesmas emoções. Reconhecer para o seu filho que você está irritado, bravo ou triste e que, precisa de um tempo para se reestabelecer antes de conversarem sobre o que te deixou assim, o ensina que todos nós temos emoções e é possível lidar com elas de uma forma que seja respeitosa para todos.
Quando adultos são capazes de compreender melhor as suas emoções, também se tornam capazes de lidar com as situações desafiadoras nas relações familiares e na criação dos filhos de forma mais equilibrada, sentindo-se mais confiantes e satisfeitos. A conexão entre pais e filhos se torna mais forte e a melhora na relação familiar contribui também para a redução do desgaste emocional e do stress.
Paula Neri Silva da Costa
CRP 04/24916
Rua Junqueiras, 500 – sala 11
Centro Médico Paços das Águas
@paulaneri_psicologa
Comentar