Como manter a preocupação e ansiedade em níveis saudáveis no dia a dia?
A ansiedade está diretamente relacionada ao medo de que algo não aconteça como se espera. Assim, se o indivíduo não souber lidar com essa dúvida ou incerteza, tenderá a sofrer mais com ansiedade e preocupar-se excessivamente com algo que ainda não aconteceu.
Importante reforçar que a ansiedade é necessária e faz parte da vida, portanto, não devemos ter o objetivo de eliminá-la por completo e sim buscar o equilíbrio através do autoconhecimento e práticas que possibilitem lidar melhor com a ansiedade. A terapia é uma grande aliada nesse processo e também existem estratégias que contribuem com a evolução desses casos, como estas mencionadas abaixo:
- Procure se conhecer cada vez mais. O autoconhecimento ajuda a identificar quais situações causam ansiedade, estresse e outras emoções desconfortáveis e possibilita tornar consciência sobre os seus pensamentos e crenças irracionais. Pergunte a si mesmo: “Por que estou ansioso nessa situação?”
- Questione a veracidade e obrigatoriedade de seus pensamentos negativos. Debata consigo mesmo se o seu pensamento é real, se é uma lógica correta. Pergunte a si mesmo: “Isso é verdade? Quais as evidências?”, “Se isso fosse verdade, o que de pior poderia acontecer?”, “E onde isso me leva?”
- Enfrente as situações que causam ansiedade. Aos poucos, experimente se arriscar. Prepare-se para isso, busque conhecimento, desenvolva habilidades, se espelhe em alguém e procure se superar aos poucos. A autoconfiança surgirá nas pequenas conquistas e te prepararão para os próximos desafios.
- Procure organizar a sua rotina. Muitas vezes adiamos as atividades e depois nos vemos afobados pelo pouco tempo para realizá-las. Se já evitou alguma situação porque não se sentia pronto e capaz de realizá-la, que tal incluir na sua rotina um tempinho para se preparar para uma próxima oportunidade?
- Busque atividades que reduzam a sua ansiedade e tragam bem-estar. Tente identificar aquilo que faz você se sentir bem e se dedique. Pode ser uma caminhada com o animal de estimação, corrida, yoga, ou seja, qualquer atividade que faça a sua ansiedade diminuir e traga a sensação de bem-estar. É muito importante reduzir a tensão causada pela ansiedade e pela pressão do que surge no dia a dia.
Paula Neri Silva da Costa
CRP 04/24916
Rua Junqueiras, 500 – sala 11
Centro Médico Paços das Águas
@paulaneri_psicologa
Comentar