fbpx
Início » Anemia Parece Depressão
Artigos Medicina Psicologia

Anemia Parece Depressão

Dr. João Guilherme Martins Lusvarghi CRM – MG 63578 / CRM – SP 193884

Situações que Apenas Parecem Depressão, mas pode ser anemia ou outros problemas, confira

Depressão já é a doença do século, com números cada vez maiores de indivíduos acometidos. Os sintomas podem ser bem variados, assim como sua etiologia.

Alguns pacientes sentem angústia, dor no peito, outros uma ansiedade incontrolável, muitos padecem de um desânimo intenso, cansaço e falta de energia, bem como alteração do ritmo circadiano e apetite.

 

anemia

 

Mas esses sintomas podem ser referentes a outras patologias, o que pode confundir o paciente e o próprio médico, fazendo algumas pessoas a aderirem a tratamentos com antidepressivos, sem nenhum resultado. Entre essas condições, podemos citar:

 

1 – Anemia por deficiência de ferro e de vitaminas

 

O sangue leva oxigênio pelos tecidos do corpo através dos glóbulos vermelhos (hemácias) e hemoglobina, que contém a hemoglobina responsável por esse transporte.

O indivíduo que apresenta anemia, ou seja, baixos níveis de hemoglobina ou de hemácias, pode ter essa capacidade cerebral diminuída, por insuficiente aporte de oxigênio para os neurônios.

Existem áreas do cérebro que são particularmente sensíveis à falta de oxigenação, como é o caso do hipocampo, região importante no controle do humor. Nos dias atuais muitas pessoas podem apresentar baixas contagens de glóbulos vermelhos e hemácias. Alguns exemplos que podemos citar são as pessoas de hábito vegano, os que se submeteram a cirurgia bariátrica, mulheres com excesso de sangramento nos períodos menstruais, etc. Por vezes um simples hemograma pode revelar o quadro e orientar o tratamento.

 

2 – Hipotensão arterial

 

Alguns indivíduos sofrem com baixos níveis de pressão arterial, a chamada hipotensão arterial de modo permanente, o que dificulta a chegada do sangue a áreas cerebrais superiores por questões puramente físicas.

Por se situar acima do coração, o sangue deve ser impulsionado para o cérebro com uma pressão suficientemente adequada, para atingir áreas, tais como o córtex pré-frontal, situado bem distante do coração, e que são responsáveis pelo controle da ansiedade e do medo, e de boa parte dos processos cognitivos.

De um modo geral essas pessoas sentem muito cansaço e indisposição, principalmente quando se levantam, dando preferência por permanecerem deitados durante o dia todo, o que pode ser tomado por um indivíduo que sofre de um estado permanente de depressão.

Esse processo é mais comum em indivíduos jovens, e geralmente as causas dessa hipotensão arterial são indeterminadas.

 

 

 

 

3 – Desidratação

 

Comum em indivíduos idosos principalmente durante o verão.

Os sintomas da desidratação são de extremo cansaço e desanimo, podendo ou não ser acompanhado de queda da pressão arterial.

Por vezes esses pacientes mal conseguem se locomover, sendo trazidos por familiares. Os idosos são extremamente vulneráveis a este quadro pois normalmente já tem dificuldade de reter a agua dentro das células, e frequentemente são rotulados como estarem num quadro depressivo.

Por vezes esses pacientes mal conseguem se locomover, sendo trazidos por familiares. Os idosos são extremamente vulneráveis a este quadro pois normalmente já tem dificuldade de reter a agua dentro das células, condição típica daquela fase, e frequentemente são rotulados como estarem num quadro depressivo grave.

Os sinais podem ser difíceis de se detectar, mas olhos secos, boca seca, pele sem turgor podem estar presentes nesses indivíduos.

Dias muito quentes, idosos que não bebem água, ou usam casacos no calor, episódios de diarreia, ou vômitos que antecedem esse quadro, podem também serem dicas importantes para o diagnóstico do quadro.

Um simples soro injetado via endovenosa pode ser suficiente para resolver o quadro.

 

 

Dr. João Guilherme Martins Lusvarghi

CRM – MG 63578 / CRM – SP 193884

 

Graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba (Uniube)

Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – RQE 48623

Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (HB-Famerp) – RQE 48624

Responsável técnico das Agências Transfusionais do Hospital Santa Lúcia e do Hospital Poços de Caldas

Pertencente ao corpo clínico do setor de Hematologia do Hospital Santa Lúcia

Pertencente ao corpo clínico do setor de Oncohematologia e do setor de urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas

Pertencente ao corpo clínico do setor de Clínica Médica e Hematologia do Hospital Poços de Caldas.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Hospital Santa Lúcia

Avenida Vereador Edmundo Cardillo, 3003 – POÇOS DE CALDAS –MG

TEL: 35 3697 3500

Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa – CIOP

Av. Gentil Messías-Kitate, 240- Vila Cruz, Sala 301, 2º Andar

Poços de Caldas/MG

Tel: 35 3721-4872  /// 35 3014-3571

Comentar

Clique aqui para comentar