A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade da Odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais, traumas e deformidades dos maxilares. Os procedimentos realizados são desde cirurgias em consultório odontológico, como extração de dentes retidos, implantes dentários, enxertos ósseos, cirurgias de patologias bucais, remoção de freios labiais e linguais, até cirurgias de alta complexidade em ambiente hospitalar, como cirurgias ortognáticas, patologias, traumas de face, reconstruções ósseas, implantes dentários, ATMs e entre outras.
Os procedimentos realizados em consultório odontológico podem ser realizados com analgesia inalatória ou sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio, com o objetivo principal de minimizar os efeitos do medo, stress, ansiedade e tensão relacionados ao tratamento odontológico. Portanto indicada para pessoas fóbicas, temerosas, tensas e ansiosas, bem como para indivíduos com alterações sistêmicas. Sua aplicação, por profissionais habilitados é completamente indolor e totalmente segura. A pessoa permanece consciente e participativa, porém relaxada e tranquila e sua recuperação total ocorre em menos de 5 minutos após finalizada a aplicação.
A realização dos procedimentos cirúrgicos com um especialista e em uma sala específica para cirurgia proporciona diversos benefícios, como tempo cirúrgico rápido, indolor, risco menor de infecções, pós-operatório mais confortável, além de uma segurança maior para o paciente.
Implantes Dentários
Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Um grande benefício do uso de prótese sobre implantes, além da estética, é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou fala. Esta segurança proporciona um resultado mais natural e confortável do que pontes ou dentaduras convencionais, proporcionando assim um novo bem-estar na vida do paciente.
A cirurgia de implantes dentários é rápida e segura. Em suma, com as atuais técnicas, trata-se de um procedimento simples e previsível. A cirurgia pode ser realizada no próprio consultório odontológico com anestesia local e o paciente não sente dores. A prótese sobre os implantes pode ser instalada no mesmo dia do procedimento cirúrgico ou após o período de cicatrização dos implantes.

Extração dos terceiros molares (Dentes do Siso)
O dente do siso é o último dente a nascer e, por esse motivo, nem sempre encontra o espaço necessário para erupção. Dessa forma, o siso fica envolvido pelo tecido gengival ou pelo tecido ósseo e se torna um dente retido, podendo, em alguns casos, causar dores e quadros inflamatórios e infecciosos, sendo indicado a sua extração.
A cirurgia para retirada dos sisos é rápida, segura e indolor, podendo ser extraído os quatro terceiros molares em torno de 40 minutos. Vale lembrar que o pós-operatório depende do quão traumática foi a cirurgia, ou seja, quanto menor o trauma e tempo cirúrgico, mais confortável será o pós-operatório e isto é proporcionado por um profissional especialista e experiente.
Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática é uma alternativa de correção das deformidades dentofaciais, que causam não só prejuízos estéticos, mas também funcionais, como problemas ao mastigar, dores, estalos e zumbidos no ouvido.
A cirurgia é feita em ambiente hospitalar sob anestesia geral e sua abordagem vai depender da disfuncionalidade óssea identificada, podendo ser avanço ou retrusão mandibular e maxilar, correção do sorriso gengival, correção da mordida aberta, expansão maxilar ou mentoplastia.
Para um melhor resultado, uma simulação da cirurgia é feita através de planejamento digital, o que permite que o cirurgião e o paciente tenham uma previsibilidade do resultado estimado do procedimento.
Dor Orofacial (DTM)
A dor orofacial é toda a dor associada pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos da cavidade oral e da face. Dentre as condições clínicas mais frequentemente associadas a dor orofacial é a Disfunção Temporomandibular (muscular ou articular) que se refere às anormalidades que atingem a Articulação Temporomandibular (ATM) e/ou os músculos da mastigação.
Os sintomas mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATMs, travamento da mandíbula, dores na face e próxima ao ouvido, cansaço nos músculos da face, dores de cabeça e entre outras.
Os tratamentos podem ser conservadores como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada.
Dr. Bruno Henrique Figueiredo Matos
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
CRO-MG 36174
Doutor em Ciências Odontológicas na área de Oclusão pela USP, Mestre em Clínica Odontológica na área de Diagnóstico Bucal pela Universidade Vale do Rio Verde, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Vale do Rio Verde, Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela USP, Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Membro da Associação Brasileira de Analgesia Inalatória e Sedação Consciente.
Além das atividades clínicas, o Dr. Bruno Matos atua em funções acadêmicas, sendo professor universitário na graduação em odontologia desde 2009, também exercendo funções na área de pós-graduação e coordenação em curso de graduação em odontologia.
R: Minas Gerais 435 – Centro.
Poços de Caldas – MG
☎(35) 3114-3910 3715-2967
Wats: 35-99929-9221
Comentar