A Reforma Tributária e a gestão do passivo fiscal
O Brasil vive um momento de grandes transformações com a Reforma Tributária que já foi aprovada e está em fase de regulamentação.
Ou seja, é uma nova realidade que vai impactar o dia a dia de todos, principalmente de quem empreende, independente do ramo e do porte do negócio.
Isso porque a maneira como os impostos são calculados e pagos irá mudar, impactando diretamente o fluxo de caixa e a saúde financeira de qualquer negócio.
Daí surge um desafio impactante que é a gestão do passivo fiscal. Você já ouviu falar disso?
Muitos empreendedores, mesmo sem perceber, acumulam débitos tributários que geram o chamado passivo fiscal e que podem comprometer o crescimento do negócio.
A boa notícia é que existem ferramentas legais de defesa e negociação, tanto na esfera administrativa quanto judicial, que permitem reduzir riscos, planejar pagamentos e até aproveitar oportunidades previstas na legislação.
Eu sou Carlos Eduardo Reis Tavares Pais, advogado e administrador judicial, sócio fundador do escritório Tavares Advocacia. Ao longo dos anos, tenho ajudado dezenas de empreendedores a reduzir e negociar dívidas, por meio de estratégias inteligentes e seguras, protegendo o patrimônio e preservando o negócio.
👉 Para entender melhor como funciona e conhecer alternativas práticas de gestão, acesse o QR Code e leia o artigo completo em nosso site.
Carlos E. R. Tavares Pais
Advogado e Administrador Judicial
(35) 3715-3441 (35) 98856-6226
contato@advocaciatavares.com
Instagram: @advocaciatavaress
Unidade Poços de Caldas
Rua: Prefeito Chagas, 305, Edifício Manhatan – Sala 505. CEP 37701-734
Unidade São Paulo
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2369, 5° andar, conj. 513. CEP 01452-922






Comentar