Emagrecimento
Por que ganhamos peso?
Algumas variáveis quando não ajustadas ou bem observadas podem favorecer o ganho de peso. Relacionadas ao estilo de vida, é possível citar: nível de atividade física, hábitos alimentares (ou a falta deles), qualidade e quantidade do sono e o estresse. A exposição a ambientes que favorecem o consumo alimentar de fast-food, ultraprocessados, excesso de açúcar e gordura, são fatores que se não controlados acabam sendo predominantes para acarretar o ganho de gordura corporal. Esses fatores em conjunto, podem tornar um indivíduo obeso, quando ele é exposto a médio-longo prazo, portanto é importante observar se você está nessa situação, e mover-se dali o quanto antes.
Excesso de calorias
É preciso entender que para o ganho de peso (seja massa magra ou massa gorda), é necessário entrar em um quadro chamado: balanço energético positivo, ou seja, consumir calorias além do que seu corpo gasta. Nesse cenário, se essa ingesta for calculada, e houver a presença de atividades físicas que causem a hipertrofia muscular, o indivíduo ganhará controladamente gordura, mas irá aproveitar o cenário para obter uma evolução muscular também, o que é positivo. Por outro lado, se essa ingesta for desordenada, e na presença do sedentarismo, haverá então um acúmulo de gordura, que a médio-longo prazo poderá tornar esse indivíduo obeso, gerando a possibilidade de desenvolver outras patologias relacionadas a obesidade.
Como chegar então ao emagrecimento?
Seria muito fácil dizer aqui então, que basta comer menos do que se gasta, para obter o emagrecimento, o que em partes isso é uma verdade. A questão é que, o processo de emagrecimento saudável não acontece da noite para o dia, mas trata-se de um acompanhamento para que o indivíduo entenda o que o levou a ganhar esse peso, se sua composição corporal é adequada ou não (em termos de saúde), e entender assim qual o objetivo. Comer para emagrecer, não se trata se restrições alimentares severas e nem de dietas mirabolantes encontradas todos os dias na internet. É um processo onde acompanhado por um nutricionista, o paciente irá desenvolver hábitos alimentares através de uma dieta calculada, em que o nutricionista manipula os alimentos para garantir ao paciente um conforto alimentar, mantendo-o em uma ingesta calórica menor que o seu gasto diário, gerando uma adesão a essa nova rotina alimentar e aí então, o paciente começa a obter seus resultados de emagrecimento saudável, reduzindo o que realmente importa: seu percentual de gordura corporal.
A importância de uma dieta bem montada
Ao elaborar a dieta do paciente, considera-se fatores diversos, mas um dos principais para ajudar no processo, é o controle de densidade calórica dos alimentos a serem colocados na dieta. Isso se dá pelo fato de que cada macronutriente possui um valor energético em kcal/grama (carboidratos 1g=4kcal, proteínas 1g=4kcal, lipídeos 1g=9kcal), e nesse caso, levando em consideração a composição de cada alimento, é possível ajustar alimentos na dieta do paciente, para que ele coma mais comida e se mantenha dentro do aporte calórico diário esperado para ocorrer o emagrecimento. Quando bem alinhado pelo nutricionista, essa dieta traz ao paciente não só a saciedade, mas o controle para que ele consiga passar bem cada momento do seu dia (pré-treino, pós-treino, situações em que o paciente acaba “beliscando” mais).
Pude compartilhar com vocês um pouco de como a alimentação pode ser responsável pelo ganho de peso, mas também como ela pode ajudar a conseguir um corpo mais saudável e até mesmo mais estético!
Se ainda ficou com alguma dúvida, marque uma consulta comigo para alinhar sua alimentação com seus objetivos, me siga nas redes sociais @nutrimarcospsilva, toda terça-feira, uma caixinha de perguntas para você tirar algumas dúvidas, e estar cada vez mais próximo do seu objetivo!
Até a próxima!
Marcos Paulo Silva
CRN9 – MG 30691
NUTRICIONISTA
Graduação em Nutrição pela Anhanguera Poços de Caldas
Pós-graduado em Nutrição Clínica na Pediatria – Anhanguera
Pós-graduado em Nutrição Materno Infantil – Anhanguera
Mais informações:
LM Nutrição e Psicologia
Rua Piauí , 95 sala 11
35 99127-0415 (WhatsApp)
Comentar