DOR ABDOMINAL: DIVERTICULITE TEM TRATAMENTO
A diverticulite é caracterizada como uma inflamação ou infecção nos divertículos, que são pequenas saculações formadas na parede intestinal. E o que pode causar esse tipo de problema?
A diverticulite ocorre mais frequentemente no segmento do intestino grosso chamado de cólon sigmóide, do lado esquerdo do abdômen.
É mais comum em indivíduos com mais de 40 anos de idade, e sua incidência aumenta com o passar dos anos. A doença está associada à prisão de ventre crônica em pessoas que não se alimentam de maneira adequada, com uma dieta pobre em fibras.
A falta de fibras no intestino é o que faz com que as fezes fiquem desidratadas, prejudicando a evacuação, e o aumento crônico das pressões dentro da luz intestinal pode contribuir para o surgimento de divertículos. Outro fator incriminado é o consumo excessivo de carne vermelha.
Assim sendo, podemos dizer que os fatores alimentares podem favorecer a doença, mas existem outras causas. Sabe-se que a doença diverticular (e também a diverticulite aguda) pode se associar a questões genéticas, pois cerca de 1/3 dos casos ocorrem em famílias em que muitos membros desenvolvem a doença.
E não podemos esquecer que a doença também pode estar associada a sedentarismo, obesidade, tabagismo e ingestão de anti-inflamatórios, opiáceos e corticóides.
Quais os sintomas de Diverticulite Aguda?
A maioria dos casos de doença diverticular são pouco sintomáticos, com cólicas e gases que pioram na dependência da alimentação. Os sintomas mais comuns podem ser:
Dor abdominal do lado esquerdo;
Febre e calafrios;
Perda de apetite;
Sintomas urinários (dor na bexiga);
Quadros de peritonite.
Assim, verifica-se que os sinais e sintomas podem variar de acordo com a intensidade da inflamação e da infecção. Então, torna-se necessário consultar imediatamente um especialista (coloproctologista, cirurgião do aparelho digestivo ou gastroenterologista).
Como funciona o Tratamento?
O tratamento de diverticulite aguda levará em consideração a gravidade dos sintomas e o que levou o paciente a ter a doença, ou seja, as potenciais causas da inflamação.
Em geral, são indicados medicamentos antiespasmódicos, outros sintomáticos e até antibióticos para amenizar o desconforto e prevenir uma piora da infecção. Anti-inflamatórios são considerados uma contraindicação no tratamento desses doentes.
Porém, também é importante cuidar da alimentação. Por isso, o médico poderá indicar um incremento de fibras na alimentação nos casos de doença diverticular sem complicações. Nos casos de diverticulite aguda, recomenda-se um certo repouso alimentar até que a infecção se atenue.

Dr Natham Souza de Andrade
Crm-Mg 58032 RQE 34681
Cirurgião geral
Vídeo cirurgia
Cirurgia de vesícula por vídeo
Cirurgia de hérnia
Problemas gástricos
Procedimentos ambulatoriais
POÇOS DE CALDAS- MG
Rua Ceará, n°19, 2 Andar – sala 210 Edifício Lá Santé – Centro
CABO VERDE – MG
Avenida Oscar Ornelas, n°207, Centro
Telefone (35) 9 9811-9893
CALDAS – MG
Caldas: Rua Cônego João Aristides, n° 267, Centro
Telefone (35) 3735-1040
Comentar