fbpx
Início » MOUNJARO: A DROGA QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A LUTA CONTRA A BALANÇA
Alimentação Artigos Estética Medicina

MOUNJARO: A DROGA QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A LUTA CONTRA A BALANÇA

Dra. Silvana Guedes  MÉDICA - RESPONSÁVEL TÉCNICA CRM MG 38440

MOUNJARO: A DROGA QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A LUTA CONTRA A BALANÇA

 

Sob o nome de Mounjaro, a droga por trás do nome comercial é a TIRZEPATIDA.

O mais novo medicamento aprovado pela ANVISA para tratamento do diabete é mais usado hoje no tratamento da obesidade e sobrepeso. Pra quem vive longe de redes socias e pra quem não luta contra a balança, talvez esteja escutando esse nome pela primeira vez. Mas ele já é um dos assuntos mais comentados na internet pelos resultados que apresenta no processo de emagrecimento.

Ela, a obesidade: a pior doença do século, a verdadeira pandemia, geradora de tantas outras doenças, tais como a diabete, doenças cardiovasculares, como AVC e Infarto do coração, Gordura no fígado, cirrose e vários tipos de Cânceres.

Os avanços no tratamento da obesidade nos últimos anos estão transformando a forma como médicos abordam essa condição crônica e multifatorial. Tradicionalmente, a perda de peso envolvia mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, e, em casos mais graves, cirurgias bariátricas. Porém, a chegada de novos medicamentos, como a tirzepatida, está revolucionando o controle da obesidade, oferecendo opções mais eficazes e menos invasivas.

Tirzepatida: Um Marco no Controle da Obesidade

A tirzepatida é um medicamento que combina dois hormônios importantes no controle da glicose e da saciedade: o GLP-1 e o GIP. Ela tem mostrado resultados impressionantes tanto no controle do diabetes tipo 2 quanto na promoção de perda de peso significativa. Estudos recentes indicam que pacientes obesos tratados com tirzepatida perdem em média 15 a 20% do peso corporal. Esse medicamento atua prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a fome, o que facilita a adesão a dietas controladas e melhora os resultados no longo prazo.

Aí você pode estar se perguntando: “Doutora você está falando do ozempic?”

E eu te respondo: Não. Deixa eu te explicar! Até julho deste ano a medicação mais efetiva para obesidade era o ozempic, nome comercial da semaglutida. A semaglutida é o GLP1. A tirzepatida contém na sua fórmula além do GLP1, outro hormônio chamado GIP. E isso dá a esta nova droga, um efeito muito melhor na perda de peso do que o ozempic.

O Futuro do Tratamento da Obesidade

O desenvolvimento de medicamentos como a tirzepatida, já é uma grande esperança para o tratamento de quem sofre com a balança. Entretanto, acreditem, isso é só o começo. Novas drogas estão em estudo, e em breve serão liberadas. E prometem ainda mais resultados. A medicina está cada vez mais focada em tratamentos personalizados, onde a combinação de terapias farmacológicas e mudanças no estilo de vida, com apoio nutricional e psicológico, promete oferecer melhores resultados e mais qualidade de vida para os pacientes

Essas novas opções, aliadas à educação sobre saúde e um acompanhamento médico adequado, estão mudando o cenário do tratamento da obesidade de maneira significativa.

Cabe aqui, frisar e alertar, que toda medicação deve ser feita com acompanhamento médico. Somente um médico pode te prescrever essa medicação. Nenhum outro profissional da saúde pode. Efeitos colaterais podem ocorrer. No geral, são leves e se limitam se a sintomas gastrointestinais como náuseas e vômitos. Porém sem supervisão adequada, em doses elevadas, os efeitos adversos podem se tornar graves levando a pessoa inclusive a necessidade internação hospitalar.

Importante dizer também, que a doença obesidade é crônica e deve ser tratada como tal. Por isso, tanto a introdução da medicação como a descontinuação deve ser feita por um médico com experiência nesse tipo de tratamento. Se realizada precocemente e sem orientação existe um grande risco de reganho do peso perdido, o conhecido efeito sanfona.

Espero que essas informações tenham sido esclarecedoras.

A mensagem que eu deixo a todos que tenham interesse ou necessidade de usar o Mounjaro, é que nunca coloquem suas expectativas somente na medicação. Antes de tudo, pense, não existe milagre! O tratamento medicamentoso será de grande valia se ele te ajudar a dar os passos em direção a um estilo de vida saudável!

 

Dra. Silvana Guedes

MÉDICA – RESPONSÁVEL TÉCNICA

CRM MG 38440

Av. Champagnat 863 SL 103

Tel: 35 3302-1602

Cel: 35 99886-0283

Face: @drasilvanaguedes

Instagram: @drasilvanaguedes

 

Comentar

Clique aqui para comentar