fbpx
Início » Benefícios da cirurgia refrativa
Artigos Medicina

Benefícios da cirurgia refrativa

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA CRM/MG 56606

 

Benefícios da cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um tratamento completo, com altas taxas de sucesso, e que pode reparar completamente os erros refrativos.

Hoje são utilizadas técnicas mais avançadas, precisas e seguras para remodelagem da córnea que corrigem os erros de refração que provocam a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

O método mais sofisticado de cirurgias refrativas a laser é a técnica SMILE. O processo cirúrgico é altamente preciso, minimamente invasivo, o que possibilita uma recuperação ainda mais rápida.

 

Confira alguns benefícios da cirurgia refrativa:

Economia: além da mudança de grau e do vencimento das lentes, muitas pessoas perdem ou quebram seus óculos, o que pode onerar o seu orçamento. Quem tem seus problemas corrigidos normalmente para de investir em óculos ou em lentes de contato

Segurança, exatidão do procedimento:  a cirurgia refrativa é um procedimento que não requer internação, sendo a recuperação pós-operatória rápida, o que possibilita o breve retorno às atividades de rotina. O uso dos medicamentos no pós-operatório se dá por um curto período de tempo.

Independência: a prática de esportes, as idas à praia, os banhos de piscina, os passeios e as atividades ao ar livre voltam a ser possíveis com frequência, uma vez que não dependem dos óculos ou da busca por um lugar adequado e limpo para colocar ou retirar as lentes.

Maquiagem: muitas pessoas que usam óculos reclamam da dificuldade em aplicar maquiagem. Esse problema acaba depois da cirurgia refrativa, influindo positivamente até mesmo na autoestima das mulheres.

 

 

Sobre os erros de refração

Entenda mais detalhes sobre estes problemas oculares:

Miopia: é um erro de refração em que a pessoa vê objetos próximos com definição, e os distantes, ficam embaçados, sem nitidez. Ocorre quando o globo ocular é ligeiramente mais longo do que o normal ou quando a córnea se curva muito. A imagem visual é focada à frente da retina, deixando fora de foco a visão distante. Ou seja: a pessoa enxerga bem de perto e mal de longe.

Hipermetropia: é uma condição em que a pessoa pode, com esforço, ver objetos distantes de forma clara, mas de perto enxerga sem nitidez, embaçado. Ocorre quando o globo ocular é mais curto do que a média ou a córnea é muito plana. A imagem visual é focada atrás da retina. Quando o grau é muito alto em crianças, pode causar estrabismo.

Astigmatismo: é um erro de refração que provoca visão, em geral, embaçada. Ocorre quando a córnea se curva ou se achata de forma desigual. O resultado é o astigmatismo, que interrompe o foco de visão próxima e distante.

Presbiopia (vista cansada): é uma condição natural do envelhecimento do cristalino. A capacidade de focar objetos próximos diminui com o tempo em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos.

 

Correção dos problemas refrativos

Óculos e lentes de contato são ótimas soluções para os erros refrativos. Você pode receber sua receita, solicitá-los e dias depois recuperar a visão ótima ou próxima do ideal. Entretanto, algumas pessoas não se adaptam muito bem a essas duas opções. Por que isso pode acontecer:

Acidentes e perdas: os óculos podem se perder ou quebrar. Principalmente na prática de esportes. O mesmo pode se dar com as lentes, quando as pessoas se expõem em lugares com muito vento, na piscina ou no mar, sem retirá-las.

Limpeza: é preciso ter cuidado redobrado com a limpeza dos óculos e das lentes, que podem arranhar ou causar infecções, no caso das lentes de contato.

Praticar esportes: atividades que requerem muito esforço físico ou condições extremas pode ser ainda mais difícil, caso a pessoa utilize óculos e lentes de contato.

Cansaço visual: para quem trabalha no computador durante muitas horas, por exemplo, o uso de lentes pode causar muito desconforto visual.

Troca constante: sempre que o grau aumenta, é necessário trocar os óculos. Já as lentes, costumam ter data de validade, e é necessário substituí-las mesmo que o grau continue sem alteração.

Mas, para quem não consegue se adaptar aos óculos e às lentes ou acredita que os acessórios são obstáculos que prejudicam a qualidade de vida, talvez seja bom considerar a intervenção cirúrgica. A cirurgia refrativa é um procedimento a laser, eficaz e seguro, para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

 

 

DR GUILHERME DE OLIVEIRA – OFTALMOLOGISTA

CRM/MG 56606

ESPECIALISTA EM:

RETINA E VÍTREO

CATARATA

Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Residência médica: Santa Casa de São Paulo

Fellowship: Retina Cirúrgica Santa Casa de São Paulo

RUA PARAIBA N 165 – CENTRO – POÇOS DE CALDAS – MG

35 3722-2685

35 3721-9853

35 9879-8102

Instagram: clinicadeolhosguilhermegabriel

Comentar

Clique aqui para comentar