fbpx
Início » Aleitamento infantil
Alimentação Artigos

Aleitamento infantil

Marcos Paulo Silva CRN9 – MG 30691

 

Aleitamento infantil

Após o parto, a maneira em que o bebê irá receber sua nutrição, para que haja um ótimo desenvolvimento corporal, prevenção de doenças, e manter um contato muito mais próximo entre mãe e bebê, será através da amamentação.

Nessa fase, tudo o que a mãe ingerir será refletido no leite que irá para o bebê, e por esse motivo, a mãe deve se atentar a alguns pontos como: se hidratar de forma abundante (pelo menos 50mls de água por quilo corporal), consumir todos os tipos de legumes, frutas e verduras possíveis, numa quantia ajustada para a mesma, garantindo uma variedade de vitaminas e minerais, um bom aporte de carboidratos  (sendo esses de boas fontes, e evitando a adição de açúcares), uma quantidade de proteínas ajustada de acordo com um plano alimentar individual, garantindo a manutenção da massa magra, e por último mas não menos importante, ótimas fontes de gordura.

Todo alimento, medicamento, e ingesta que houver por parte da mãe, pode refletir diretamente no leite produzido durante esse período, que irá direto para o bebê no momento da amamentação.

Não deve haver ingestão de álcool, evitar o consumo excessivo de ultraprocessados (de preferência não consumir), controlar o excesso de gorduras saturadas, açúcar e sódio, na alimentação da mãe, irá garantir que o leite materno tenha o mínimo possível de nutrientes ruis ao ser repassado para o bebê.

Composto por tudo o que o bebê irá precisar nos seis primeiros meses de vida, o leite materno irá formar um ótimo sistema imunológico, garantir a nutrição, a hidratação e principalmente um bom funcionamento intestinal do bebê. Para isso, é necessário que a lactante se atende a sua alimentação, hidratação e hábitos saudáveis que irão contribuir para que esse período seja tranquilo e longínquo, afinal a amamentação, deve ser única e exclusiva até os 6 meses de vida, sendo recomendada no mínimo até o bebê completar seus 2 anos de idade.

Além da parte nutricional, é recomendado que a lactante tenha um acompanhamento da fonoaudióloga, para ajustar a pegada do bebê durante a mamada.

Fórmulas infantis devem ser utilizadas apenas quando o bebê possuir alguma patologia diagnosticada pelo pediatra, ou quando infelizmente a mãe não puder, por algum motivo, amamentar.

Durante a lactação, a ingesta de água por parte do bebê não se faz necessária, pois durante esse período, o leite materno que irá fazer a função de hidratação no mesmo.

 

Marcos Paulo Silva

CRN9 – MG 30691

NUTRICIONISTA

Graduação em Nutrição pela Anhanguera Poços de Caldas

Pós-graduado em Nutrição Clínica na Pediatria – Anhanguera

Pós-graduado em Nutrição Materno Infantil – Anhanguera

Mais informações:

LM Nutrição e Psicologia

Rua Piauí , 95 sala 11

35 99127-0415 (WhatsApp)

 

Comentar

Clique aqui para comentar