A MELHOR ESTAÇÃO PARA TRATAR VARIZES
Inverno: a melhor época para se livrar das varizes e dos “vasinhos” – veias finas avermelhadas ou azuladas que preocupam as mulheres no verão. Alguns dos tratamentos necessitam de pontos ou deixam hematomas nas pernas, o que torna a exposição ao sol proibida por, no mínimo, 30 dias.
Antes de começar qualquer terapia, ainda que para fins estéticos, é preciso fazer uma avaliação clínica das veias das pernas. Às vezes, apenas os vasinhos estão visíveis, mas é possível que haja microvarizes e varizes que também precisam ser tratadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), aproximadamente cinco mulheres são acometidas por varizes enquanto dois homens têm o mesmo problema.
A maioria das pessoas só se lembra das varizes e vasinhos na época do verão, quando estão vestindo seus shorts, saias e bermudas. Nesta hora, surge o arrependimento de não ter tratado as veias antes. A melhor época para cuidar das varizes é o inverno. Durante os meses de maio a setembro, as temperaturas estão mais amenas e as pernas podem ficar escondidas e protegidas do sol enquanto se faz o tratamento.
Para as telangiectasias (vasinhos), que são aquelas veias finas e arroxeadas nas pernas, o melhor tratamento é a escleroterapia. Neste tratamento, aplicações de medicamentos fazem os vasinhos desaparecerem. Após as aplicações, é necessário evitar a exposição ao sol, para prevenir o aparecimento de manchas. Evitar o sol durante o inverno é muito mais fácil.
Para as varizes maiores, que necessitam de procedimentos cirúrgicos para serem removidas, o inverno também é a melhor época para tratamento. Evitar o sol após o procedimento é fundamental para não ter manchas e cicatrizes aparentes. Além disso, usar a meia de compressão elástica ajuda a acelerar a recuperação. No inverno, vestir a meia é mais confortável.
A maior vantagem em se tratar as varizes no inverno é ficar com as pernas prontas para aproveitar o verão. Além de melhorar a aparência estética, o tratamento das varizes proporciona melhora da saúde, bem estar e qualidade de vida.
Dicas para prevenir varizes e vasinhos:
– Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada;
– Evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue;
– Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça mais explicações;
– Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;
– Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação;
– Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;
– Não fume, pois o cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes;
– Use meias elásticas;
– Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.
Alberto Brasil – CRM 39529 – RQE 15412
Rua: Av. Gentil Messías-Kitate, 240 – Vila Cruz, Poços de Caldas – MG, 37701-528
Tel: (35) 3721-3363
WHATS: (35) 3721-3363
Comentar