Disfunção sexual – perda de ereção
Dr Alcides Mosconi neto, urologista, apresenta modalidades seguras e recomendadas internacionalmente para tratamento de disfunção erétil. Seguindo as orientações das sociedades européia, americana e brasileira de urologia (EAU, AUA, SBU).
Após 20 anos exercendo medicina em urologia, o médico, que é doutor em urooncologia pela USP, passou os últimos anos aprimorando e aprofundando técnicas cirúrgicas em medicina sexual o que o tornou membro da sociedade internacional de medicina sexual.
Falamos em disfunção sexual do homem quando ele acaba perdendo a ereção durante o ato sexual ou quando essa ereção não é o suficiente para que haja a penetração. Essa situação traz desconforto e muito constrangimento para o casal, mas é importante ressaltar que em todos os níveis de disfunção sexual existe um tipo tratamento, capaz de reverter esse quadro.
Existem várias causas para esse tipo de problema e o diagnostico é baseado na idade do homem, exames clínicos e laboratoriais.
Além desses fatores, avaliamos a existência de possíveis doenças associadas como diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Fisiologicamente os mesmos fatores que levam ao infarto agudo do miocárdio, também levam à impotência sexual, sendo essa uma condição de saúde precária, que acaba causando a obstrução dos vasos sanguíneos, causando a falta de irrigação e oxigenação dos corpos cavernosos e a perda da função sexual.
Outra questão que deve ser levada em consideração para o tratamento é a idade do paciente e questões hormonais, como níveis de produção de testosterona.
Para esses tipos de patologias existem algumas modalidades de tratamento.

TRATAMENTOS PARA DISFUNÇÃO SEXUAL
Atualmente, segundo a orientação da sociedade europeia de urologia nós podemos transitar com os tipos de tratamentos da primeira até a quarta linha a depender do caso do paciente.
Primeira linha de tratamento:
Sempre iniciamos os tratamentos para recuperação da função sexual com mudanças de hábitos de vida, pois, como explicamos, os mesmos fatores que os levam a perda dessa função podem também leva-los a situações mais sérias, como o infarto.
Portanto o primeiro passo é a inserção de hábitos saudáveis como; prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, interromper possíveis vícios como cigarro e alcoolismo. A adoção desses hábitos vai levar a melhora da saúde de uma forma global, melhorando a oxigenação de todos os órgão, elevando o desempenho sexual.
Segunda linha de tratamento:
Essa conduta, quando indicada, quase sempre se inicia associada à primeira fase de tratamento, a fim de trazer de volta a vida sexual do paciente de forma imediata. Uma vez que compreendemos que a melhora da saúde com adoção de hábitos saudáveis tendem a ter uma resposta mais lenta, porém mais duradoura, sendo indispensáveis para um bom resultado do tratamento.
Na segunda linha de tratamento indicamos alguns tipos de medicamentos para a recuperação da ereção e desempenho sexual. Alertamos sempre que o uso dessa medicação deve ser prescrito e acompanhado por médico urologista, pois o uso indiscriminado desse tipo de medicamento pode causar efeitos adversos e se consumido sem a necessidade real podemos ter complicações futuras quando houver a indicação.
De forma geral, quando iniciamos essas duas etapas em pacientes que se enquadram nessas modalidades de tratamento a reposta é bastante satisfatória e tende a resolver o problema por muitos anos, sem efeitos adversos.
TERCEIRA LINHA DE TRATAMENTO:
Paciente que foi submetido a uma cirurgia de próstata e por consequência pode ter havido algum nível de lesão no nervo eretor gerando a impotência sexual. Ou pacientes que não tiveram resposta satisfatórias aos tratamentos anteriores.
Nesses casos a terapia de recuperação sexual deve ser mais avançada, onde fazemos intervenções com medicação oral, vácuo terapia, ondas de choque e fisioterapia.
Além dessas modalidades iniciamos com medicação injetável diretamente no corpo cavernoso com o intuído de estimular a ereção. Essa medicação é utilizada minutos antes da relação sexual.
QUARTA LINHA DE TRATAMENTO:
Intervenção cirúrgica com colocação de próteses penianas e sugerimos mais a frente a leitura sobre a satisfação de homens e suas parceiras após a colocação da prótese peniana. As próteses penianas são colocadas para dar sustentação ao pênis, para que consiga realizar penetração. Diante da impossibilidade de outra forma de tratamento, a prótese é a melhor opção, não sendo indicada para aumento ou engrossamento do pênis.
Dr. ALCIDES MOSCONI NETO
CRM MG 39284 – RQE 56293 – CRM SP 102690 – RQE 108489
Av Gentil Messias Kitate 240 sala 324 ° andar
Vila Cruz
Whats: 35 988071990
35 3722 1990
Formado em medicina pela UNB – Universidade de Brasília em 2000
Especialização em Urologia em São Paulo pelo Centro de Reverência do Homem – Hospital Brigadeiro -2003 a 2006
Fellow em Urooncologia, equipe professor Miguel Srougi 2007 – 2008 – Hospital Sírio Libanês / Hospital das Clínicas USP
Doutor em Urologia pela USP SP – 2011
Título de Especialista em Urologia SBU, Sociedade Brasileira de Urologia e AMB, Associação Médica Brasileira.
Membro da AUA, American Urological Associat
Membro da ISSM Sociedade Internacional de Medicina Sexual
Coordenado da Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia MG
Coordenador em Andrologia do Centro de Referência da Saúde do Homem
Comentar